Você sabe a diferença entre enólogo, Sommelier e enófilo? Não? Então vem com a gente que vamos mostrar!

Vamos começar pelo enófilo que é o apreciador. Na grande maioria das vezes o enófilo tem um bom conhecimento de vinho e as vezes entra de cabeça fazendo cursos, comprando livros, programando viagens que tenham algumas vinícolas no caminho e claro, participando de algumas confrarias, além de beber com regularidade.

Já o Sommelier, é o profissional do vinho. Esse trabalha com vinhos em restaurantes, lojas especializadas, em sites de vinho (como esse que vos escreve), adegas e até em vinícolas. Esse profissional também degusta com técnicas mais aprofundadas e é um apaixonado pelo o que faz.

Já o enólogo é o cara que faz o vinho. É o cara mesmo! Ele é responsável pela safra como um todo. Desde as próximas variedades que serão plantadas até o momento correto de colher as uvas. Ele sabe como cuidar das pragas do vinhedo, sabe onde o solo é mais rico e mais pobre, sabe quando precisa irrigar a vinha em regiões que se faz necessário e ainda é responsável pela fermentação e maturação do vinho, que depois de pronto, passa por um processo de assemblage (corte ou mistura). E adivinha quem faz? É, o enólogo. Sem ele, o vinho seria um suco de uva fermentado sem nenhum cuidado, resultando em um produto de qualidade muito ruim.

Pode ter certeza que o vinho que você bebe em casa ou no restaurante é, sem sombra de dúvidas, fruto de muito trabalho do enólogo, que ainda tem que tomar conta do tempo como se pudesse comandar a vontade da natureza. Como isso não é possível, ele busca outros recursos como: castas que se adaptam melhor a determinada região, colher antes da maturação completa para que a chuva que estar por vir não tire a qualidade da uva, colocar o vinho pronto nas barricas para afinar a qualidade dos taninos que não ficaram como ele gostaria, controlar a temperatura da fermentação para manter o frescor, além de outras diversas técnicas para melhorar o que a natureza nos dá.

Para falar dessa profissão tão bonita escolhemos dois grandes enólogos, um do Chile e outro da Argentina para fazer uma homenagem especial para esse grupo seleto de grandes profissionais.

Paul Hobbs

Sabe como o Paul Hobbs foi descrito pela Forbs há alguns anos atrás? O “Steve Jobs do vinho”! Parece exagero, mas não é. Paul Hobbs é um visionário e fez por merecer tamanha comparação.

Hobbs é um norte-americano que ficou muito conhecido por nós brasileiros por conta de sua sociedade na Viña Cobos, uma famosa vinícola argentina. Mas ele também produz vinhos na Paul Hobbs Winery e na CrossBarn, ambas em Sonoma, na Califórnia. Só que a genialidade desse espetacular enólogo está envolvida em rótulos de vinhos produzidos em locais tão distantes como Cahors, na França, em parceria com a família Vigouroux, Armênia (Yacoubian-Hobbs), Ribeira Sacra, na Espanha (Alvaredos-Hobbs) e Finger Lakes, no estado de Nova York (Hillick & Hobbs), tudo isso para a sorte nossa.

Hobbs trabalhou com grandes nomes da enologia mundial e com Robert Mondavi começou sua trajetória que começou a mudar quando ele foi ser vice-presidente de enologia na Argentina na vinícola Catena.

Germán Lyon

Mudando o enólogo e o país, mas não mudando a qualidade. Assim podemos falar de Germán Lyon, o enólogo chefe da respeitada vinícola Perez Cruz.

Germán Lyon é o responsável por uma vinícola familiar que tem como maior qualidade a regularidade dos vinhos que são produzidos ano após ano. Diversas variedades estão plantadas no coração do Maipo, próximo dos Andes, em solos pedregosos que trazem ao vinhedo uma qualidade superior.

Germán viveu de 1999 até 2001 no Sul da França, onde foi master em enologia em Montpellier. Retornou ao Chile em 2001 para assumir a vinícola Perez Cruz como enólogo chefe.

Os vinhos da Perez Cruz têm uma regularidade que fazen a diferença na aceitação do público e isso é o trabalho incansável do enólogo, trabalho esse que Germán Lyon faz com excelência.

A importância do enólogo

Os dois exemplos de profissionais citados acima foi somente para ilustrar a importância desse profissional para a viticultura mundial.

E como deu para perceber não existiria essa bebida que tanto amamos sem o trabalho incansável do enólogo. Esse profissional que cuida do vinho antes mesmo da uva nascer merece toda nossa admiração e respeito. Parabéns a todos os enólogos do mundo e fica aqui os nossos sinceros agradecimentos por seus serviços!

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.