O Steak Tartare é um prato fácil e rápido de fazer, muito típico na França e que pode ser servido tanto de entrada quanto de prato principal. Há quem diga que o prato foi criado pelos bárbaros mongóis, que abatiam o gado e picavam a carne em pedaços bem pequenos para que a digestão fosse mais rápida. Mas independente da origem, fato é que é um prato muito apetitoso, conhecido no mundo todo.
E com o vinho certo ele pode ficar ainda melhor! Por isso trouxemos algumas dicas de harmonização. Devido aos ingredientes da receita, o ideal é a harmonização com tintos de corpo médio ou leve, pouco tânicos, de preferência com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Recomendamos os da uva Gamay (como os Beaujolais), os da uva Pinot Noir, Tempranillo jovens, italianos mais leves e até mesmo um rosé mais estruturado pode funcionar.
Veja algumas de nossas sugestões!
A escolha do vinho para harmonizar com o steak tartare pode variar dependendo da preferência pessoal e das especificidades do prato. Aqui estão algumas sugestões gerais de harmonização:
-
Steak Tartare Clássico: Este prato geralmente tem um sabor rico e intenso de carne crua, temperado com condimentos como mostarda e alcaparras. Vinhos tintos de corpo médio a encorpado podem funcionar bem, como um Pinot Noir, um Merlot ou um Cabernet Sauvignon. Se preferir vinho branco, um Chardonnay com boa estrutura e notas de carvalho pode complementar bem.
-
Tartare de Salmão: Este prato tende a ter um sabor mais suave e delicado em comparação com o steak tartare clássico. Um vinho branco fresco e frutado, como um Sauvignon Blanc ou um Chablis, pode realçar os sabores do salmão e dos ingredientes frescos adicionados.
-
Tartare de Atum: Como o atum tem um sabor mais robusto que o salmão, você pode considerar um vinho branco mais encorpado, como um Viognier ou um branco do Rhône. Um rosé seco e frutado também pode ser uma opção interessante.
E agora que você já sabe como harmonizar, que tal aprender a receita?
Steak Tartare
Tempo de preparo: 20 minutos
Serve 2 pessoas
Ingredientes:
– 200 g de filé mignon cortado na ponta da faca
– 20 g de cebola
– 15 g de picles
– 10 g de alcaparra
– 1 colher de sopa de ketchup
– 1 colher de sopa de mostarda Dijon
– 1 colher de sopa de maionese
– pimenta Tabasco a gosto
– molho inglês a gosto
– salsinha e cebolinha picados a gosto
– sal a gosto
– pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
1. Pique a cebola, o picles e as alcaparras em cubos pequenininhos.
2. Pique a salsinha e a cebolinha.
3. Corte o filé mignon em fatias bem finas e pique em cubinhos.
4. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com uma colher.
5. Coloque o filé mignon picado dentro da tigela, que deve estar sobre outra tigela com gelo, para preservar a temperatura da carne.
6. Misture tudo com uma colher. Evite movimentos circulares para que a carne não vire uma pasta.
Prontinho! Seu Steak Tartare está pronto. E para ele ficar ainda melhor, faça uma salada verde ou batatas fritas para acompanhar! Torradinhas também funcionam!
Nossas ultimas dicas para o seu Steak ficar perfeito:
– Para que seu Steak Tartare fique bem fresquinho, deixe todos os ingredientes refrigerados até o momento do preparo, inclusive a tigela que você vai usar para prepará-lo.
– A carne picada na faca fica muito mais saborosa que a carne moída, mas você pode fazer da forma que preferir.
– Compre a carne em um lugar de confiança, já que ela será consumida crua.
– Faça uma montagem bem bonita no prato, ele é simples, mas o capricho faz toda a diferença, você pode usar um aro para modelar seu Steak.
Viu? Super fácil de fazer! Esperamos que você tenha gostado e que aproveitem nossas dicas de harmonização para deixar seu pai ainda mais feliz nessa dia tão especial para ele! Saúde!