O Dia dos Pais está chegando e se você quer surpreender seu melhor amigo, que tal preparar esse delicioso prato, típico da Itália, servido nos restaurantes mais sofisticados da Europa e, por aqui também! Ossobuco ou Osso Buco, que no dialeto italiano significa literalmente osso com buraco, é um dos pratos mais antigos da Lombardia, mais especificamente de Milão, feito com a canela da vitela. 

A carne do ossobuco é uma carne macia e extremamente saborosa pois quanto mais próxima aos ossos são as carnes, mais irrigadas e cheias de sabores. Além disso, possui alto valor nutritivo e um preço bem atrativo, em época de carnes caríssimas no mercado. A receita original é com a canela da vitela, mas aqui no Brasil é muito comum se utilizar a canela do boi. O ossobuco é feito de um corte transversal da canela da perna traseira ou dianteira do animal (a traseira tem melhor qualidade), normalmente com aproximadamente 3cm de espessura. No centro da carne fica o osso com o tutano, que dá grande sabor ao prato. 

E a harmonização? Com certeza, a melhor maneira de realçar o sabor intenso do ossobuco é saboreá-lo com um bom vinho tinto. A harmonização clássica é feita com vinhos italianos, de preferência com boa acidez. A combinação com Barbera, Barbaresco, Chianti, Rosso di Toscana fica sensacional e dialoga perfeitamente com o sotaque italiano do prato. São muitas possibilidades para a combinação Ossobuco e vinho! Confira nossas dicas e garanta já o seu! 

Ficou com água na boca? Então vamos a receita! Não são muitos ingredientes e o preparo é relativamente fácil. Nossa receita é na panela de pressão, para mais praticidade, E o resultado? Não tem igual! Um bom ossobuco desmancha a cada garfada.

OSSOBUCO 

Serve: 4 pessoas

Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes 

 4 unidades de ossobuco (chambaril)

 1 cebola picada

 1 alho poró picado

 3 tomates batidos no liquidificador

 1 xícara de vinho tinto seco (pode ser o que você vai combinar com o prato)

 1 xícara de água ou caldo de carne ou de legumes

 4 colheres de sopa de farinha de trigo

 Pimenta do reino e sal à gosto

 Azeite de oliva

MODO DE PREPARO

  • Tempere os ossobucos com sal e pimenta a gosto e passe os dois lados na farinha.
  • Coloque a panela no fogo alto com um fio de azeite. Quando estiver quente, coloque a carne e doure dos dois lados. Retire e reserve.
  • Adicione na panela a cebola e o alho poró e, se necessário, adicione um pouco mais de azeite. Deixe refogar em fogo médio até a cebola ficar macia.
  • Junte os tomates batidos no liquidificador e deixe cozinhar por 2-3 minutos. Junte o vinho e deixe ferver para evaporar o álcool.
  • Volte com o ossobuco à panela e acrescente a água. Tampe a panela e, quando começar a chiar, conte 30 minutos.
  • Abra a panela e verifique se a carne está macia.
  • Retire o ossobuco.
  • Bata o caldo no liquidificador, para obter um molho liso (opcional) e coloque de novo na panela ou em uma frigideira com o ossobuco. Leve ao fogo e deixe ferver até o molho apurar.

Prontinho! Seu ossobuco está pronto! Na hora de servir capriche na apresentação, assim o prato vai ficar com cara de restaurante. E como acompanhamentos, o Ossobuco fica uma delícia com risoto milanês ou com polenta.

Saúde e Feliz dia dos Pais!

Por Maria Paula Almeida – sommeliére Onivino

Confira outros vinhos:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.