A lasanha à bolonhesa é um prato típico de domingo, muito amado pelos brasileiros. Aquele que agrada todo mundo, crianças e adultos. E já é uma refeição completa, não precisa de acompanhamentos! Nós brasileiros amamos a lasanha e preparamos logo naquele refratário grande para servir todo mundo e ainda sobrar para o dia seguinte. Tem gente que diz que fica até melhor! Resumindo: a lasanha é o prato perfeito para apreciar na companhia de sua família num almoço de domingo.
Seu nome tem tudo a ver com sua origem, é um prato que nasceu na Bolonha, em Emilia-Romagna, norte da Itália. A lasanha é um prato famoso no mundo inteiro e um símbolo da gastronomia italiana. Existem muitas variações, mas a receita clássica é composta de camadas de massa, recheadas com carne e com o tradicional molho branco e queijo ralado.
Com a massa fresca e fininha preparada na hora a lasanha fica incrível, mas para quem não tem tempo ou simplesmente que agilizar o processo, pode comprar dois pacotinhos de massa italiana para lasanha, que já vem pré-cozida e assar. O molho também pode ser preparado com antecedência, o que facilita ainda mais no dia de servir. A montagem pode ser feita de véspera e ela pode ser deixada na geladeira para que no dia você só precise assar.
Na Itália é costume misturar carnes bovinas e suínas na receita, mas por aqui, a preferência é na preparação com a carne bovina (usando patinho, coxão mole ou acém). O molho branco, creme bechamel, faz parte das receitas tradicionais e dá cremosidade ao prato e equilibra o molho bolonhesa, que tem muita intensidade. Então são 3 fases: a massa de ovo, o bechamel cremoso e o molho bolonhesa.
E como harmonizar vinho com a lasanha à bolonhesa? O vinho vai dar mais elegância a esse famoso prato e deixar sua experiência ainda mais saborosa! Dê preferência aos tintos, afinal, a lasanha é um prato com bastante peso. Nossa dica é harmonizar com vinhos italianos. De Norte a Sul, a Itália produz excelentes tintos, que vão combinar muito bem com seu prato. Você pode escolher um Barbera do Piemonte, um Valpolicella do Vêneto, da Emilia Romana (origem do prato), temos o Sangiovese di Romagna, um Rosso di Toscana também vai muito bem, um Montepulciano d´Abruzzo, um Primitivo da Puglia, da Sicília, um Etna Rosso ou um Nero d´Avola… São muuuuuitas opções!!
Agora que já estamos com água na boca, que tal aprender a fazer esse prato super tradicional?
Lasanha à Bolonhesa (Lasagne alla Bolognese)
Serve: 6 pessoas
Tempo de preparo: 1h30 à 2h
INGREDIENTES PARA O MOLHO BOLONHESA
- 500 g de patinho moído (ou outra carne de sua preferência)
- Meia xícara de chá de cebola picada
- ⅔ de xícara de chá de cenoura picada
- ⅔ de xícara de chá de salsão picado
- 1 xícara de chá de leite
- 1 xícara de chá de vinho branco seco
- 1 lata de tomate pelado (com o líquido)
- 1 colher de sopa de óleo
- 3 colheres de sopa de manteiga
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Numa panela média, coloque o óleo, a manteiga e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, adicione a cebola e refogue, mexendo sempre, até ficar transparente. Junte a cenoura e o salsão picados, e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.
- Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.
- Junte o leite, tempere com noz-moscada ralada na hora a gosto, e mexa até que evapore completamente. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.
- Baixe o fogo, junte os tomates pelados (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela tampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar bem baixo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. À medida que for secando, adicione um pouquinho de água fervente.
INGREDIENTES PARA O MOLHO BRANCO
- 1 litro de leite
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por 2 minutos com uma colher de pau ou espátula de silicone.
- Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade do leite. Mexa vigorosamente e, de preferência, com um batedor de arame para desmanchar bem a farinha. Volte a panela ao fogo médio, junte o restante do leite e continue mexendo até ferver.
- Quando começar a ferver, diminua o fogo e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando até o molho engrossar levemente (ele deve ficar ainda líquido pois irá hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).
COMO MONTAR SUA LASANHA
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Quebre as folhas de massa de lasanha uma a uma, ao meio, formando 2 quadrados (dessa forma fica mais fácil cortar e servir a lasanha sem que ela despedace).
- Numa travessa refratária de 32 cm x 24 cm, coloque um pouco de molho branco no fundo e, em seguida, uma camada de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa cobrindo todo o fundo da travessa.
- Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco.
- Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.
Buon appetito!
Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino