Carbonara! Um típico prato da culinária italiana, apreciado no mundo todo. Pense em um prato rápido, fácil de fazer e simplesmente delicioso. Um clássico absoluto, muito amado pelos brasileiros e que só precisa de alguns ingredientes para ficar pronto. A receita do carbonara é um prato super versátil, que vai bem em um almoço em família, com os amigos, ou até em um jantar romântico. São várias hipóteses sobre sua a criação, mas a mais confiável é que o prato nasceu em 1944, feito por um cozinheiro italiano, em Roma, para os soldados americanos, com os ingredientes que tinha disponíveis, que não eram muitos. Como qualquer receita tradicional existem várias versões diferentes, mas hoje vamos trazer para você a receita original do Carbonara. Verdadeira e autêntica.
Mas qual vinho harmoniza com carbonara?
Bom, o macarrão à Carbonara leva ovos, guanciale e queijo pecorino, uma combinação intensa no paladar que faz um contraste interessante com um bom vinho branco. Mas se a escolha for pelos tintos, esses devem ser de preferência mais leves, menos alcoólicos e com pouca ou nenhuma passagem em madeira. Devem ter boa acidez e boa estrutura para não serem atropelados pelo prato.
A harmonização com vinhos italianos fica deliciosa! Veja nossas sugestões! Aproveite e garanta logo o seu!
E claro que a gente não ia deixar vocês sem a receita! São pouquíssimos ingredientes e com o passo-a-passo fica tudo ainda mais fácil! Macarrão, guanciale, ovos, queijo pecorino, e um pouco de sal e pimenta. O guanciale é uma iguaria italiana, feita com as bochechas do porco e é diferente do bacon, mais comumente usado na receita, pois sua gordura é entremeada, resultando em mais suculência e maciez. É um pouco mais difícil de achar, mas deixa a receita perfeita! Em relação ao queijo, a receita original usa pecorino mas o parmesão também acaba sendo muito utilizado aqui no Brasil. Bem, isso é tudo o que você precisa para preparar essa deliciosa receita (em apenas 15 minutos!). Vamos ao passo-a-passo!
Ingredientes para seu carbonara:
- 200g de espaguete (ou outra massa longa grano duro)
- 75g de guanciale cortado em cubos (pode ser substituído por bacon)
- 100g de queijo pecorino romano (pode ser substituído por parmesão)
- 3 gemas de ovo (tamanho médio a grande)
- 1 concha de água do cozimento da massa
- Sal e pimenta preta à gosto
Passo a passo para receita do carbonara:
- Primeiro, aqueça uma panela de água com um pouco de sal (não precisa colocar muito pois o pecorino já tem bastante sal). Deixe ferver e coloque na água a massa escolhida. Massas longas como espaguete são perfeitas.
- Pegue o guanciale, remova a casca, e corte-a em cubos ou tiras grossas (de aproximadamente meio centímetro).
- Coloque-o em uma panela, em fogo médio, para ir dourando e soltando a gordura. Cuidado para não o queimar. Não é necessário adicionar óleo. Assim que estiver no ponto, desligue o fogo e separe o guanciale. Deixe a gordura na panela.
- Coloque as gemas dentro de uma tigela e adicione o queijo pecorino (reserve um pouco do queijo para a finalização) e um pouco de pimenta preta moída na hora. Misture delicadamente com uma espátula.
- Adicione 2 colheres de sopa da gordura que foi reservada para deixar a mistura de gema cremosa, densa e aveludada.
- Quando a massa ficar pronta (preferencialmente al dente), despeje-a na panela onde você cozinhou o guanciale e adicione o creme de gemas com o pecorino e acrescente uma concha de água do cozimento. Misture bem! Se necessário adicione mais água, mas tenha cuidado para não deixar o molho muito líquido.
- Quando a massa carbonara estiver super cremosa, adicione o guanciale, misture e sirva nos pratos.
- Decore com um pouco de queijo pecorino e um pouco mais de pimenta.
Prontinho! A receita original do carbonara, do jeitinho que é servido em Roma, está pronto! Esperamos que vocês tenham gostado das dicas e que seu Carbonara fique delicioso! Claro, acompanhado de um dos nossos vinhos! Até a próxima! Salute!
Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino