Quando falamos em vinho pensamos logo em Velho Mundo e quando falamos de Velho Mundo pensamos logo em França e Itália. E não é por acaso que estes países possuem os melhores vinhos e são dominantes no mercado mundial. E existem algumas regiões que se destacam dentro desses países, além de claro, existirem outros países com regiões muito importantes quando falamos de vinho. Hoje vamos conhecer algumas regiões icônicas do Velho Mundo na produção de vinhos.
BORGONHA, França
O crème de la crème. Não é segredo que a França é um dos países com os melhores vinhos do mundo, mas embora praticamente todas as regiões deste país mereçam um lugar nesta lista, a Borgonha é a que mais se destaca. Sem dúvidas é uma das melhores regiões do mundo. É uma região com tradições muito fortes, paisagens únicas, muitos microclimas e onde estão alguns dos vinhedos mais icônicos do mundo: Domaine Romanée-Conti, Vosne-Romanée e Chassagne-Montrachet, que produzem vinhos únicos e capazes de envelhecer por muitos e muitos anos.
Todos os vinhos na Borgonha são AOCs e ao contrário de Bordeaux, que classifica as propriedades, a Borgonha classifica seus vinhedos. A Borgonha atinge a perfeição quando se trata das variedades Pinot Noir e Chardonnay. Lá, vinhedos de boa qualidade ganham o status de Premier Cru, vinhedos de grande qualidade ganham o status de Grand Cru. Além disso, existem AOCs regionais e comunais (villages) que mesmo sendo mais simples apresentam boa tipicidade e qualidade.
Os Melhores Vinhos da Borgonha
TOSCANA, Itália
Ahh, a Toscana! Uma região que respira vinho! Essa região no centro da Itália, apreciada por seus vinhos únicos e de muita qualidade! Por suas colinas majestosas, sua arte renascentista e claro, por sua gastronomia. São muitos vinhos importantes por lá e uma uva que se destaca: a Sangiovese, Chianti, Brunello di Montalcino, Supertoscanos, Vino Nobile de Montepulciano, são muitos exemplos do que essa região e essa uva são capazes de produzir. E a culinária toscana é conhecida por seus ingredientes frescos, simples e deliciosos, como pães, massas, queijos e a famosa bisteca à fiorentina.
A Toscana é uma região belíssima e se você quer beber bem e comer bem, esse é seu lugar. É uma visita imperdível para os amantes do vinho (e da cozinha italiana!).
Os Melhores Vinhos da Toscana
BORDEAUX, França
Se você é um amante do vinho você não vai querer perder Bordeaux. É a maior denominação de origem da França, tanto em termos de volume quanto de valor e é também o lar de vinhos de altíssima qualidade.
Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é mais conhecida por seus vinhos tintos (80% da produção), que são majoritariamente vinhos de assemblage: os tintos são cortes de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc e os brancos são geralmente cortes de Sauvignon Blanc e Sémillon.
Em Bordeaux estão os mais conhecidos Premier Cru – Château Margaux, Château Latour, Château Haut-Brion, Château Lafite-Rothschild e Château Mouton-Rothschield. Além de Château Cheval Blanc, Château d´Yquen, Château Palmer, Château Ausone, Château Petrus, entre muitos outros nomes de peso.
Além de sua belíssima e extensa gama de vinhos, Bordeaux é a capital mundial do vinho, parada obrigatória para os amantes dessa bebida.
Os Melhores Vinhos de Bordeaux
Essas são as 3 top regiões vitivinícolas que você tem que conhecer se é um aficionado por vinhos de qualidade! Borgonha, Toscana e Bordeaux são responsáveis pela produção de muitos dos melhores vinhos do mundo! Claro, existem outras regiões vitivinícolas muito importantes também, como o Piemonte, a Champagne, A Rioja na Espanha, o Douro em Portugal… E se você quer conhecer um pouco sobre elas é só aguardar a segunda parte desse artigo! Com certeza você vai adorar!
Confira nossa seleção e apaixone-se ainda mais por França e Itália, esses países incríveis, que servem de inspiração para o resto do mundo!