Churrasco, piscina, praia para aproveitar o sol, para refrescar-se do calor do verão. Seja qual for a sua atividade preferida ao ar livre, uma garrafa de vinho pode elevar qualquer ocasião. E não se preocupe, a garrafa perfeita para o calor não precisa custar um braço e uma perna…
Generalizando, os vinhos com de acidez alta, corpo leve a médio, baixo teor alcoólico, seco e com níveis baixos de taninos, no caso dos tintos, costumam ser as escolhas seguras. Evite os vinhos de grande estrutura e muitas notas de carvalho. Também aconselhamos você a servir o vinho 2°C a menos do que a temperatura desejada, pois ele irá aquecer muito rapidamente quando for colocado em um copo em tempo quente.
Para gelar, coloque os vinhos na geladeira com bastante antecedência, ou melhor, mantenha algumas garrafas na geladeira. Uma garrafa de branco e outra de espumante já dá uma margem de segurança para que você não fique com sede enquanto outras são colocadas para gelar. Como gelar? Verdade que métodos mais delicados de esfriar o seu vinho são preferíveis, mas na emergência, embrulhe a garrafa com papel toalha, encharque e coloque no congelador até que o papel fique parcialmente congelado (bom para um espumante), algo que que deve acontecer em uns 20 minutos. Este processo é muito eficiente e existe um risco real de que o líquido congele. Portanto, tenha cuidado.
Fora da geladeira você define a temperatura do vinho pela proporção de gelo em um balde d´água. Um punhado de sal grosso e meio copo de álcool para 3 litros d’água para uma refrigeração ultra gelada e rápida, ou um punhado de pedras de gelo em um recipiente com água para manter o seu tinto refrescado.
Mantenha seu vinho refrescado assim que sair da geladeira ou freezer. Na geleira, no balde de roupa, na pia da cozinha, qualquer envase limpo está valendo. Como sugerido, ajuste a proporção de gelo e água para regular a temperatura. Mas tenha cuidado para que o vinho não vire no recipiente quando a garrafa ficar mais leve. Você não quer seu precioso liquido diluído em água, tampe a garrafa ou escolha um recipiente que não tenha espaço para qualquer acrobacia inesperada de seu vinho.
Sim, você definitivamente pode beber vinhos tintos gelados. Sarah Jane Evans MW, co-presidente da Decanter World Wine Awards, comenta que “como regra geral, quanto mais simples for o vinho tinto, mais se beneficiará se for servido fresco ou gelado. Evite os vinhos muito tânicos e o uso excessivo de carvalho novo, em particular. Concentre-se em estilos mais frescos com bons sabores de frutas primárias.”
A recomendação final é manter-se hidratado. Durante o calor isso é especialmente importante. Lembre-se de beber muita água. Como o álcool desidrata, agrava os efeitos do calor do verão, tornando muito fácil se perder no reino de Baco. Para cada gole de vinho, outros de água.
Confira a nossa seleção de vinhos brancos, rosés, espumantes e tintos que podem ser refrescados.
Riesling
Disponível nas versões doce e seco, o riesling é um dos vinhos mais aromáticos que existem. Esta opção refrescante é um vinho de mesa maravilhoso porque combina bem com uma variedade de alimentos.
Pinot Grigio
Também conhecida como pinot gris, essa variedade de vinho normalmente vem da Itália e da França. Dependendo da região em que foi produzido, os perfis de sabor podem variar significativamente. A acidez deste vinho fácil de beber combina perfeitamente com os frutos do mar.
Sauvignon Blanc
Um dos melhores vinhos do verão, o sauvignon blanc. Cremoso, picante, ácido e macio, é uma escolha incrivelmente versátil.
Alvarinho ou vinhos do Minho/Vinho Verde
O vinho branco por excelência da Espanha e Norte de Portugal, o alvarinho e o vinho verde são perfeitamente refrescantes.
Espumantes
Com sua efervescência característica, o espumante traz uma sensação de frescor que combina perfeitamente com o calor da estação. Aromas frutados, cítricos e florais, comuns em rótulos como Prosecco, Cava ou espumantes rosés, tornam a experiência ainda mais prazerosa. Além disso, o espumante é uma escolha gastronômica que harmoniza com uma ampla variedade de pratos leves e típicos do verão, como saladas, frutos do mar, sushi e sobremesas à base de frutas.