Fanti Brunello di Montalcino 2016
Esta safra é certamente um marco para a família Fanti – Robert Parker
“O Brunello di Montalcino Fanti 2016 chega com incrível intensidade e equilíbrio. Esta safra é certamente um marco para a família Fanti, pois não me lembro de um lançamento tão confiante e impactante como este. O vinho é redondo e macio, com camadas de fruta escura, cereja e especiarias. Esses vários aromas se misturam perfeitamente. Esta é uma expressão clássica da safra com textura e poder extra extraído de um afinamento em barricas de carvalhos e grandes botes”.
94 Pts Robert Parker – James Suckling 95 Pts
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
Situado no coração da Toscana, a sub-região de Brunello di Montalcino é uma das grandes denominações do mundo. Produzido a partir de um clone da variedade Sangiovese, chamada Sangiovese Grosso e por muitas vezes conhecida na região como Brunello, esse maravilhoso vinho de corpo intenso tem um afinamento em barricas de 28 meses, alternados em barricas tradicionais e nos chamados Botti, que são grandes tonéis de barrica com muito uso, não dando muito sabor de madeira para o vinho e somente ajustando os taninos os deixando sedosos. O teor alcóolico de 14% lhe ajuda na sua grande longevidade sendo um vinho que pode ser guardado por décadas.
Produtor
Uma belíssima vinícola familiar com séculos de tradição. A família Fanti é uma das mais tradicionais vinícolas de Montalcino e nos anos 70 quando Fillippo Fanti assumiu o comando da vinícola, sua história mudou. A partir de então o cuidado com a produção, escolha dos lotes e novas tecnologias fizeram um vinho mais moderno e começou a ganhar reconhecimento mundial. A nova geração da família continua a “passear” pelo tradicional e moderno, e Elisa Fanti, filha de Fillippo, continua a trazer cada vez mais tecnologia, mas sem perder a essência.
Nota de prova
O vermelho rubi intenso tem uma transparência muito brilhante e seus aromas frescos com muita fruta vermelha e algumas notas de alcaçuz e chocolate se mesclam com nuances de baunilha. Outros aromas podem ser percebidos depois de algum tempo na taça, como uma nota terrosa e de funghi seco, que se harmonizam muito bem. Na boca como não poderia ser diferente é um vinho encorpado e muito intenso, os taninos estão bem marcados e são especiais para acompanhar refeições. A acidez está muito equilibrada e o vinho tem uma duração na boca que realmente mostra toda sua qualidade.
Harmonização
Para a harmonização é difícil de errar. Combina muito bem com pratos mais encorpados, mas também fica muito bem com pratos de massas e risotos a base de funghi. Acompanhamento perfeito para assados e fica especial com uma receita local, lá da Toscana, de javali.