Ter uma adega em casa é um sonho para nós, apaixonados por vinho, mas às vezes não sabemos por onde começar. Fato é que alguns vinhos você deve ter sempre em casa, seja para receber aqueles amigos que chegaram de surpresa, seja para fazer uma festinha ou até mesmo para abrir depois daquele longo e cansativo dia de trabalho.
São muitos estilos de vinho e uma infinidade de possibilidades, mas fique tranquilo, você não precisa ter uma adega gigante, basta ter alguns coringas e garantimos que você não vai errar! Para ajudar, criamos para você uma lista com algumas sugestões.
1. Tenha sempre um espumante em casa! Versátil e refrescante, vai bem como aperitivo, acompanha entradinhas e pratos leves. E melhor ainda se esse espumante for brasileiro! Nós entendemos de espumante!
2. Um branco leve é essencial! Mesmo que você prefira os vinhos tintos é sempre bom ter algumas opções de vinho branco em casa. Os mais leves são perfeitos para os dias mais quentes, para beber sem compromisso e até mesmo para acompanhar entradinhas, saladas, peixes e frutos do mar.
3. É interessante também, para os pratos mais elaborados e com mais peso (que pedem um branco) ter um branco mais encorpado, de preferência com alguma passagem por barris de carvalho, para adicionar mais complexidade e aromas ao vinho.
4. Ter um tinto mais leve na sua adega também é super recomendado. Ele vai servir de acompanhamento para tábuas de frios, petiscos e ainda vai bem com vários tipos de massas e risotos.
5. Tenha sempre um Malbec para o churrasquinho! Uma adega não é uma adega sem a presença da queridinha dos brasileiros. Procure um bom Malbec para aqueles dias em que seus amigos decidirem fazer aquele churrasco de última hora!
6. Um Primitivo! Os vinhos dessa uva são vinhos bem redondos, frutados com taninos macios, que se bebem sem sentir. E todo mundo gosta! Descem fácil e são ótimos para combinar com comida!
7. Um vinhaço! Reserve um espaço na adega e no orçamento para investir naquele tinto para ocasiões especiais.
8. Para finalizar (o texto e a refeição), por que não um vinho do Porto? Ele é uma ótima opção para acompanhar sobremesas a base de chocolate e frutas vermelhas e para se beber como a própria sobremesa.
Aqui seguem nossas indicações para você montar uma adega perfeita! Sem erro e para atender a todas as ocasiões:
Por Maria Paula Almeida