Menicucci Appassimento Rosso 2022
Elegância em cada gole. Primitivo e Negroamaro colhidos à mão, processo de secagem prolongado para um mosto denso. Com 17,0% de graduação alcoólica, revela cor púrpura intensa e aromas encantadores de frutos vermelhos. Perfeito com pratos elaborados e queijos maduros. Descubra a tradição da Puglia, sirva entre 16-18°C. Um brinde à autenticidade!
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
A vinícola Menicucci Firenze 1869 está profundamente enraizada no território da Toscana, uma terra maravilhosa cujos vinhos são apreciados em todo o mundo. Aqueles que nasceram entre as colinas da Toscana e os nobres aromas das uvas Sangiovese têm no sangue o respeito e o amor pelos seus vinhos. As localizações dos pontos de produção, Siena e Florença, são o centro do nascimento dos importantes DOC e DOCG, na proteção da sua identidade e singularidade. Esta paixão, nascida na região da Toscana, Luca Menicucci conseguiu exportar também para o sul da Itália, nomeadamente Campânia e Puglia, onde conseguiu desenvolver vinhos únicos que respeitam a identidade e tipicidade destas regiões. Luca Menicucci sempre gosta de dizer: “Nos meus vinhos descrevo uma paisagem, que na simplicidade das suas uvas encanta paladares de todo o mundo. A minha maior ambição é contá-la da melhor forma possível sem nunca parar de aprender”.
Uvas: Primitivo 50%, Negroamaro 50%
Área de Produção: Puglia / Itália.
Vinificação: Colheita manual no início de outubro. As uvas, após um processo de secagem com duração superior a 3 meses, são vinificadas, resultando em um mosto mais denso, onde as substâncias aromáticas atingem concentrações elevadas. A cor torna-se mais escura, impenetrável à vista, guiando a descoberta das características do mosto, cheio e harmonioso, sugerindo todo o potencial do vinho por vir. Envelhecimento: Em cubas de inox por 9 meses e refinamento em garrafa por mais 6 meses.
Graduação Alcoólica: 17,0%
Características: Cor púrpura intenso com reflexos granada. No nariz, cheio e perfumado, com notas típicas de frutos vermelhos maduros e ligeiras notas de especiarias. No paladar, cheio, amplo e arredondado, com notas de frutos vermelhos maduros e componentes ácidos, numa complexidade de suavidade e equilíbrio gustativo.
Harmonização: Excelente para acompanhar primeiros pratos elaborados, carnes vermelhas grelhadas e queijos maduros.
Temperatura para Servir: 16 – 18 °C
Curiosidade: Primitivo é uma casta preta indígena da Apúlia, de vigor médio, com produção abundante, mas inconsistente. A história diz que é originário da Dalmácia e foi trazido para a Apúlia pelos Ilírios há cerca de três mil anos. Uma das suas características é a brotação tardia, entre a segunda quinzena de abril e a primeira semana de maio, o que lhe permite proteger-se das geadas primaveris, frequentes nas zonas montanhosas da Apúlia.