RAR-MASI Amarone della Valpolicella Classico 2013
“Num estilo mais contido e refinado” 93 Pts Revista Adega
A impressionante cor vermelho rubi profundo com reflexos brilhantes é seguida de aromas intensos e elegantes de geleia de cereja e ameixa, com notas picantes de cravo e canela. Estrutura firme, mas bastante suave no paladar, com taninos aveludados e uma acidez marcada que equilibra bem o nível de álcool. Sabor atraentemente longo e abundante, com um final frutado e suavemente picante.
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
Os vinhedos de Raul Anselmo Randon estão localizados na região dos Campos de Cima da Serra, sul do Brasil, um dos pontos mais elevados do Estado, com aproximadamente mil metros. Em parceria com um dos maiores produtores da Itália, diretamente dos vinhedos das colinas de Masi, nas encostas das históricas comunas de Valpolicella Classico o solo é basicamente calcário. O Amarone é o produto de um método de fabricação de vinhos que os antigos Romanos conheciam como “appassimento” como é chamado até hoje e que envolve a desidratação da uva. Os melhores cachos de uva dos vinhedos são colhidos e dispostos em suportes onde as uvas desidratam e perdem 35% de seu peso original e concentram açúcares e acidez. A fermentação alcoólica continua durante 35 dias na presença de leveduras selecionadas resistentes ao álcool.
Feito com as uvas 70% Corvina, 25% Rondinella e 5% Molinara é um vinho especial e um clássico italiano.
O vinho passa por um afinamento em madeira por 30 meses e depois passa por mais quatro meses de maturação em garrafa na cantina para ser colocado no mercado.
Segundo o produtor o tempo de guarda desse vinho é cerca de 30 ou 35 anos, mas um vinho desses é quase indestrutível.
O Amarone é um vinho encorpado para carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes de caça e queijos de sabor forte, como parmesão. Famoso como um “vinho para meditação” é uma ótima bebida para depois do jantar.