Vinhos brancos são bem mais versáteis do que comenta. Em muitos casos, mais do que os tintos. Além de ter uma grande variedade de estilos, também são excelentes para harmonizar com comida.
Das aromáticas Sauvignon Blanc e Torrontés à pluralidade na mineralidade da Chardonnay em Chablis ou nos volumosos californianos barricados, na expressiva Riesling ou Pinot Gris, são muitas garrafas para serem abertas.
1. Niepoort Douro Redoma Branco 2018
Este é, disse Niepoort, o melhor da marca até agora. Essa é uma declaração forte, mas ele pode estar certo. O vinho certamente parece pronto para comprovar isso. Textura, intensidade e muito vivo, este branco é nítido sente algum impacto da barrica, que interfere a pureza no momento, mas é a estrutura, a potência e o acabamento longo que impressionam
2. Domaine des Malandes Chablis Premier Cru ‘Vau de Vey’ 2018
Domaine des Malandes é uma propriedade familiar que explora 29 hectares de vinha em Chablis. São 7,49ha de vinhedos com a designação de Premier Cru. Sendo que “Vau de Vey” tem 3,52Ha. E 1,30Ha na denominação Chablis Grand Cru em “Vaudesir” e “Les Clos”. Seus vinhos são apreciados por seu frescor, requinte e mineralidade.
3. Marlborough Sun Chardonnay 2018
Em 1986 que o Sauvignon Blanc de Marlborough “saltou” para o centro do palco das noticias internacionais. E gerou um grande interesse pela energia de seus vinhos. A ideia da Marlborough Sun é justamente refletir essa energia ao simplificar o vinho e buscar o essencial do que nos dá prazer. Alcançam isso usando uma abordagem ousada com os ingredientes puros e vinificação moderna.
4. Anko Torrontés 2018
Anko, na linguagem dos indígenas de Salta, no norte da Argentina, significa “água em altura”. Elaborado com vinhas de 1500m de altitude, sua força aromática impressiona, iniciando pelas notas florais que logo são acompanhadas por frutas brancas maduras e um toque mineral típico do seu terroir pedregoso e inóspito.
5. Marlborough Sun Riesling 2018
Riesling – querida por uma boa parte dos profissionais do vinho, a Riesling talvez seja o varietal mais versátil que conhecemos. Ela pode estar presente em diversos estilos de vinificação. Do vinho totalmente seco ao super doce, e qualquer lugar no meio do caminho, ela normalmente apresenta alta acidez em conjunto com aromas cítricos, frutas tropicais e de caroço e em alguns casos, algumas notas de diesel.
6. Escorihuela Gascón Pequeñas Producciones Chardonnay 2018
Pequeñas Producciones – Grandes Vinhos – 4.2 Vivino – “Outra safra esplêndida”
Outra safra esplêndida. Abacaxi maduro, manteiga, baunilha, anis. Untuoso, boa acidez, madeira bem incorporada. Acompanhou camarões e nhoque ao molho pesto.
7. Duorum Tons de Duorum Branco 2018
A “Duorum” (expressão latina que significa “de dois”), foi criada no início de 2007 e é a manifestação da vontade de João Portugal Ramos e de José Maria Soares Franco colaborarem num projeto de produção de vinhos do Douro com características únicas e de dimensão internacional.