Terroir é uma palavra francesa sem tradução que define um microclima local.
Mas é só isso? Claro que não! O Conceito de Terroir vai muito além…
Terroir é um conjunto de coisas e acontecimentos que fazem a palavra ter um significado lindo e complexo. Os franceses foram os responsáveis por criar essa palavra e exportá-la para todo o mundo. Segundo eles, Terroir é uma série de acontecimentos que somente um lugar possui e não é possível transportá-los.
Por exemplo, a quantidade de chuva anual, um solo único, as correntes de ventos vindas do oceano ou da montanha. Além disso, a inclinação do vinhedo para o sol em uma região fria, uma neblina que aparece todos os dias de manhã. Como também um rio que reflete a luz do sol dando o calor que faltava ao vinhedo. Até mesmo uma diferença alta de temperatura entre o dia e a noite, o degelo de uma geleira próxima, história, tradição, e por aí vai…
O Terroir é tão importante que uma mesma uva plantada em lugares próximos tem sabores e aromas muito diferentes. Em alguns lugares a proximidade e a diferença assustam. Vinhos vizinhos que custam 10 vezes mais por conta de uma incidência maior de sol acontecem muito na Borgonha, por exemplo.
Falando da Borgonha, é uma das regiões com mais micro-climas e sub-regiões. A quantidade é tanta que não conseguiríamos definir sem essa palavra. As diferenças são grandes até em situações que a uva é a mesma, mas resultam num vinho muito diferente de um lugar para o outro…
Então, em resumo, “Terroir” pode ser definido como um lugar único e especial. Contudo, em nada tem a ver com a safra. Pois até mesmo quando não se tem uma safra muito boa, as condições do local conseguem manter a qualidade do vinho.