Bem-vindo à Puglia! Famosa por suas praias, patrimônio cultural, culinária e azeite, mas que também faz bonito quando o assunto é vinho.  É uma das regiões vinícolas mais antigas da Itália. Sem dúvida uma região muito interessante, que vale a pena conhecer. E o que você sabe sobre essa região? Não muito não é mesmo? Mas não se preocupe, fizemos esse texto para te ajudar.

Puglia: Tudo o que você precisa saber!

Onde fica a Puglia?

A Itália é um país incrível, com mais de 300 variedades de uvas, com todo seu território marcado por vinhedos e onde cada região tem suas variedades locais. Não é à toa que os antigos gregos ao chegarem no sul da Itália deram a ela o nome de “Oenotria”, a terra do vinho.

Puglia é uma região da Itália, que fica no extremo sul, muito conhecida como o “calcanhar da bota”.  O seu litoral é banhado por dois mares, o Mar Adriático (divino!) e o Mar Jônico. Desfruta de um clima mediterrâneo, solos extremamente férteis e paisagens verdejantes – condições muito boas para o cultivo de tomates, alface, alcachofras, azeitonas e uvas (claro!). E uma curiosidade: a Puglia é responsável por quase metade da produção total de azeite de oliva da Itália, com mais de 60 milhões de oliveiras.

Por que era tão pouco conhecida?

Durante muito tempo a Puglia produziu vinhos que focavam na quantidade e não na qualidade. Mas isso mudou, desde o século XX, a região da Puglia vem sendo objeto de grandes restruturações vinícolas com objetivo de reduzir a produção de vinhos (quantidade) em favor do aumento da qualidade, com a preservação das variedades locais.

Atualmente os vinhos da Puglia estão sobre os holofotes internacionais, graças ao trabalho de viticultores e enólogos da região. Os vinhos da Puglia despertaram a atenção dos amantes do vinho de todo o mundo e hoje rivalizam com os melhores da América do Sul e Austrália. E além de sua grande popularidade, os vinhos da Puglia são muito acessíveis e oferecem excelente valor.

As (quase perfeitas) condições climáticas

A Puglia é a região mais plana da Itália e a que recebe mais sol de verão que qualquer outra parte do país. Não fosse pelas brisas frias do mar, as temperaturas no verão queimariam as videiras com as temperaturas escaldantes.

o clima perfeito da Puglia

Em resumo, o clima mediterrâneo da Puglia, com invernos amenos e verões quentes e secos, o sol durante todo o ano e as brisas do mar fazem da região um ambiente quase perfeito para a vitivinicultura. Com isso em mente, não é de surpreender que Puglia produz mais vinho do que qualquer outra região italiana.

A Puglia é uma potência italiana na produção de vinhos

A região da Puglia é responsável por 17% da produção total de vinho na Itália, tornando-se a maior região produtora de vinho do país. Lá, 80% da produção é de vinhos tintos.

A classificação dos vinhos

Atualmente, os vinhos da Puglia são divididos em 3 classificações: DOCG, DOC e IGT. São 4 quatro DOCG, 28 DOC e 6 IGT, mas a lista está sempre aumentando. Os vinhos da Puglia estão crescendo em prestígio e reconhecimento.

Primitivo – a uva emblemática (e queridinha dos brasileiros)

Uva Primitivo

O nome se refere ao amadurecimento precoce da variedade. E você sabia que a Primitivo e a Zinfandel são geneticamente idênticas? A Primitivo foi introduzida na Itália vinda da Croácia, onde era conhecida como “Crljenak Kaštelanski”. As uvas só entraram nos EUA no século XIX, onde foram renomeadas como Zinfandel.

Os melhores e mais conceituados exemplares costumam ser encontrados em Manduria. A Primitivo é famosa por produzir vinhos ricos e encorpados, com boa potência alcoólica, bem equilibrados e fáceis de beber, com muita fruta (amoras, cerejas pretas) e toques de especiarias doces. São versáteis, redondos e combinam muito bem com quase qualquer tipo de carne, como bovina, suína, cordeiro, aves, além de macarrão com molhos vermelhos e queijos.

Outras uvas tintas da região

Existem outras duas uvas, talvez um pouco menos conhecidas aqui no Brasil, mas que fazem parte da tríade da Puglia: a Negroamaro e a Nero di Tróia. A Negroamaro é cultivada principalmente na região de Salento. Produz vinhos frutados, aromáticos, ricos em álcool e com boa acidez, e cores bem intensas. A Nero di Tróia, por sua vez, tem seu nome em razão da vila de Troia, na Puglia. É um vinho tinto intenso, com aromas de frutas como cerejas, ameixas e notas de especiarias e alcaçuz.

Patrimônios da Unesco

Puglia patrimônio da unesco

Além de tudo isso, um passeio pela Puglia vale a pena. Lá, estão localizados quatro lugares que fazem parte da lista de patrimônios da UNESCO: Monte Sant’Angelo, Alberobello, Castel del Monte e a Floresta de Umbra. Um mais lindo que o outro!

Agora que você já ficou especialista na região, que tal conhecer alguns de nossos rótulos?

Maria Paula Almeida – sommelière Onivino

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.