Já reparou que às vezes vemos a escrita Syrah e outras a escrita é Shiraz? Já se perguntou por que isso é assim? Ou até mesmo se é a mesma uva? Bem, hoje vamos esclarecer tudo que você sempre quis saber sobre essa fantástica uva…

A Syrah pelo mundo…

A Syrah é uma variedade nativa da região do Rhonê, na França. Mas não é só lá que ela é cultivada. Além de ser amplamente cultivada em terras francesas, também encontra grande importância na Austrália, onde é conhecida como Shiraz. 

Foi na África do Sul que se começou a cultivar a Syrah fora da Europa, ainda no século XVIII mas só com a fama dos vinhos australianos é que esse país começou a aparecer no mapa como produtor de Syrah. Interessante, ne?

Em Portugal, na região do Alentejo principalmente, também encontra destaque. No Brasil também vem ganhando destaque, com produção de vinhos de grande qualidade no Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e nas áreas do Vale do São Francisco (no Nordeste). Além disso, a uva Syrah é muito plantada também em outros países, tais como Argentina e Chile, regiões onde se produzem vinhos a partir dessa variedade cada vez melhores.

Algumas curiosidades!

 – A Syrah é a quarta uva tinta mais plantada do mundo, ficando atrás apenas da Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo. É uma uva que você, apaixonado por vinho, precisa conhecer.

– Além de Syrah e Shiraz, a variedade possui outros nomes: Sirac, Marsanne Noir, Sereno, Hermitage etc.

– Apesar da maioria dos vinhos Syrah serem produzidos no estilo tinto seco, a variedade produz também vinhos espumantes, rosés e vinhos de sobremesa. 

A Syrah na taça…

A Syrah é uma uva de personalidade forte. Os vinhos apresentam bom corpo, boa potência e muitos aromas e sabores. Suas notas mais características são as de frutas negras (como mirtilos, ameixa e amora), violetas e azeitonas pretas, além de especiarias picantes, como pimenta preta ou branca. Com a evolução em garrafa, costumam surgir notas terrosas, de defumado, couro e trufas. A Syrah adaptou-se muito bem aos barris de carvalho.

E qual a diferença entre Syrah e Shiraz, além do nome?

Os Syrah, seguindo o modelo da França, possuem coloração escura e tendem a apresentar mais acidez, muitas notas de especiarias, principalmente de pimenta preta, toques terrosos e notas florais. Enquanto os Shiraz, seguindo o modelo da Austrália, onde há mais presença de sol, tem a coloração ainda mais escura, com maiores níveis de álcool, taninos mais intensos e menor acidez, no nariz e no paladar as frutas são mais maduras.

Quando o produtor coloca o nome com uma ou outra escrita ele já está querendo identificar o estilo do seu vinho. A diferença de grafia ajuda nessa identificação.

Harmonização

Os vinhos de Syrah costumam ser potentes, com boa potência de taninos e com notas de especiarias. Carnes de coelho e caça, são boas opções para acompanhá-los. Churrasco e carnes vermelhas grelhadas também vão muito bem, especialmente quando marinados ou finalizados com ervas ou pimenta. Uma harmonização clássica é Syrah com Steak au Poivre. Combinam com ragus de carne e com hambúrgueres. 

Para os vegetarianos, legumes grelhados, como berinjela, abobrinha e tomate, fazem bonito com esse vinho. Hamburgueres vegetarianos de grão de bico, cogumelos e feijão também vão bem. 

Harmonize seu Syrah com chocolate amargo, vai ser uma surpresa boa!

Quer conhecer na prática a Syrah? Veja as sugestões que preparamos para vocês!

Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino 

VOCÊ PODE GOSTAR:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.