Uma das queridinhas dos brasileiros, a Malbec é uma uva que encanta por seu paladar frutado, seus taninos macios e seu perfil aromático elegante. Com certeza, razões não faltam para abrir uma garrafa de Malbec, mas se você está procurando o motivo perfeito, dia 17 de abril é comemorado o dia mundial da Malbec. Foi pensando nisso que preparamos para vocês um artigo completo sobre essa querida variedade e convidamos vocês para descobrir um pouco mais sobre ela.
A origem da Malbec
A uva Malbec é originária do Sudoeste da França, mais precisamente da região de Cahors. Também já foi muito plantada na região de Bordeaux, mas em 1956, houve uma forte geada, que causou imensuráveis estragos aos vinhedos e a casta acabou por cair em desuso nesta região. Em Cahors, todavia, houve replantio massivo e é essa a região que mais produz Malbec atualmente, na França. Na França os vinhos de Malbec eram conhecidos como “vins noirs” pois apresentavam coloração muito escura e com taninos muito ásperos, mas hoje são produzidos com mais cuidado e com maior qualidade.
A chegada no Novo Mundo
Em 1868, um enólogo francês, Michel Aimé Pouget levou a Malbec para a Argentina, região de Mendoza e a variedade de lá nunca mais saiu. Nessa região encontrou seu lar, o terroir perfeito. Hoje, 75% dos Malbec do mundo são produzidos na Argentina, especialmente em Mendoza e a uva produz muitos vinhos tintos excelentes, ricos e concentrados, com bastante fruta.
A Malbec na taça
Seja da França ou seja da Argentina, os vinhos de Malbec são vinhos de cor intensa e grande concentração de aromas. Porém existem algumas diferenças. Na Argentina, o vinho tem a cor profunda, com aromas muito frutados, que lembram geléia de frutas como ameixa, amora e cereja preta, além de notas de cacau e chocolate ao leite. Os taninos costumam ser aveludados e macios. Em Cahors, os aromas são outros, lembram ameixa preta, couro e sabores mais rústicos, além de serem mais tânicos, com taninos mais ásperos.
A Harmonização com a Malbec
Não há dúvidas de que uma das melhores harmonizações para os vinhos de Malbec é o churrasco, seguindo a tradição Argentina. A carne vermelha de forma geral vai muito bem com vinhos dessa variedade, bifes de chorizo, ancho, picanha, e até um carré de cordeiro. Charcutaria também vai muito bem, prepare uma tábua com salame, presunto cru e linguiças. Massa com molho vermelho, lasanhas, risotos de funghi também vão bem. Empanadas e pizzas também são ótimas combinações. Se você é daqueles que gosta de queijos com vinho, prove com Gouda ou Gruyère.
O Dia da Malbec – orgulho e alegria da Argentina
No dia 17 de abril de 1853, no Vale do Uco, na cidade de Mendoza, foi inaugurada a Quinta Agronômica, uma escola de agronomia e lá foram plantadas as primeiras estacas da Malbec, trazidas por Michel Pouget. Essa data é importantíssima para a Argentina pois reverencia uma uva muito importante na economia e cultura do país e que ajuda no sustento e sobrevivência de muitas famílias.
Agora que você já sabe um montão de coisas sobre a Malbec, que tal aproveitar o dia dessa uva para abrir uma bela garrafa? Veja nossas sugestões!
Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino