Você ama chocolate e ama vinho, mas tem medo de não saber o suficiente para harmonizá-los? Não se preocupe, preparamos esse texto para te ajudar, já que a Páscoa está se aproximando e o chocolate é a melhor maneira de encerrar aquele maravilhoso almoço com a família. 

Normalmente quando pensamos em harmonização com chocolate, ou ficamos confusos ou pensamos logo nos vinhos do Porto. Não há nada de errado nisso, essa é uma harmonização que é simplesmente deliciosa, mas você pode testar também outras combinações.

Mas lembre-se, a regra de ouro para sua harmonização de vinho com chocolate (e doces em geral) é que o vinho precisa ser mais doce que a sua sobremesa. Então vamos lá!

CHOCOLATE AO LEITE

Esse é o preferido de muita gente! É um chocolate mais doce e mais cremoso, então o vinho precisa ser doce também. O chocolate ao leite vai muito bem com os vinhos do Porto. Aqueles no estilo Ruby vão bem com chocolate ao leite ou sobremesas à base dele: tortas, ganaches, mousses, brownies, bolos com cobertura e com as sobremesas de chocolate que contém frutas vermelhas. Já o Porto Tawny vai combinar melhor com chocolate ao leite que tenha como complementos amêndoas, nozes, especiarias ou caramelo.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

Normalmente com 50% ou 60% de cacau, é um chocolate um pouco menos doce, que fica entre o chocolate ao leite e o amargo. Por ser uma versão menos doce e com menor concentração de gordura a harmonização pode ser feita com tintos com taninos macios. Você até pode arriscar um vinho do Porto, mas a nossa sugestão é que você procure um tinto jovem, das uvas Pinot Noir, Tempranillo, Merlot, entre outras.

CHOCOLATE AMARGO

Esses são chocolates com baixo teor de açúcar e com proporção de cacau acima de 70%. Como no chocolate meio amargo, aqui a opção também é por vinhos menos doces. Procure por vinhos mais encorpados com taninos mais presentes. Primitivo/Zinfandel, Amarone, Grenache, Malbec e até mesmo Cabernet Sauvignon.

chocolate preto com vinho

CHOCOLATE BRANCO

Aqui predomina a gordura e a cremosidade, então a dica é procurar um vinho que aguente essa gordura do chocolate e combine com os sabores amanteigados. Para uma perfeita harmonização aposte nos vinhos de colheita tardia. Outra opção muito boa são os espumantes demi-sec ou moscatel, pois as borbulhas e a acidez limpam o paladar entre uma mordida e outra. 

Concluímos então que o mais importante na harmonização, seja entre vinhos e chocolates ou entre vinhos e comidas salgadas, é que o sabor do prato e do vinho estejam sempre em equilíbrio, para que um não “mate” o outro.

Ah! E pode aproveitar seu vinho com chocolate sem preocupação, pois segundo cientistas essa combinação pode ajudar no processo de renovação celular graças ao poderoso antioxidante resveratrol, encontrado tanto no vinho tinto quanto no chocolate amargo. Que notícia maravilhosa né?

E para finalizar, se você é daqueles que gosta de experimentar, nossa sugestão é: escolha seu vinho e pegue um pedacinho de cada chocolate e veja o que te agrada mais! Morda um pedaço do chocolate e dê um gole no vinho para ver como os aromas e sabores se ligam (ou não se ligam). E decida você a sua harmonização preferida.

Ficamos por aqui com um desejo de uma Feliz Páscoa para todos vocês e suas famílias.

Maria Paula Almeida – sommelière Onivino

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.