Nem só de Tannat vive o Uruguai! É verdade que a Tannat é a uva emblemática desse país, mas lá são produzidos alguns outros vinhos que também merecem atenção, como é o caso dos brancos. E agora com o verão chegando e a Copa do Mundo rolando, a dica é investir nos vinhos brancos! E hoje vamos falar sobre Bodegas Carrau, que a cada ano que passa vem aperfeiçoando seus vinhos e nos presenteando com belíssimos varietais.
Sobre Bodegas Carrau…
A tradição da família Carrau se iniciou no ano de 1752 na Catalunha, Espanha e desde a chegada do primeiro Carrau à América do Sul o nome permanece na família e tem sido sinônimo de paixão e cuidado na produção de vinhos finos. São mais de 10 gerações envolvidas no vinho.
Bodegas Carrau foi construída em 1877 e é hoje uma das mais antigas do Uruguai, com vinhedos em Las Violetas e Canelones, a poucos minutos de Montevidéu. Em 1976, fundou um projeto de grande ambição para aquela época, no qual trazia videiras livres de vírus. O projeto foi declarado de interesse nacional em novembro de 1977 e graças a tradição centenária da família, ajudou a alavancar os vinhos uruguaios no mercado internacional e no crescimento das exportações.
Durante os últimos 40 anos, Bodegas Carrau vem estudando e identificando os melhores terroirs para cada variedade de uva, trazendo para elas as melhores características de sabor e aromas.
E para conhecer melhor Bodegas Carrau, que tal conhecer os vinhos?
Os brancos de Carrau são refrescantes, muito equilibrados e elegantes. Perfeitos para dias quentes. O verão está chegando! Juan Carrau Chardonnay traz uma bela interpretação da Chardonnay no Uruguai. Suculento e refrescante. Daqueles perfeitos para os dias quentes. Tem uma deliciosa acidez mineral combinada com frutas frescas e fica perfeito com um peixinho grelhado. Juan Carrau Chardonnay de Reserva é fascinante! Daqueles Chardonnay cheios de complexidade e que surpreendem! Passa por 6 meses em barricas francesas e é o equilíbrio perfeito entre as frutas e essa passagem por madeira. Bodegas Carrau Sauvignon Blanc Sur Lie é um Sauvignon Blanc do Uruguai muito refrescante e complexo. Os aromas típicos da variedade, com mais corpo e mais complexidade, graças aos 6 meses de contato com as borras. Para quem gosta de sair do óbvio!
Nos tintos a Tannat é a estrela! E que estrela!
A Tannat, variedade francesa da região do Madiran, sudoeste francês, foi levada ao Uruguai por imigrantes em 1870 e lá se adaptou muito bem, melhor até que em sua terra natal. Graças ao clima mais quente do Uruguai, a Tannat pode ter um amadurecimento mais longo, o que deixa os vinhos menos duros e mais elegantes. Hoje é a uva emblemática do Uruguai, assim como a Malbec é para a Argentina.
O nome Tannat é uma referência aos taninos, que são marcantes e muito presentes. Por isso os vinhos dessa variedade costumam ser robustos e tânicos, com personalidade forte.
Carrau produz 3 Tannat, um para cada um momento! Juan Carrau Tannat 2021 é um Tannat com um estilo jovial, mais fresco, sem passagem por barricas e que é perfeito para o seu dia a dia. Juan Carrau Tannat de Reserva (o primeiro Tannat Reserva do Uruguai) é um vinho de personalidade forte, robusto e marcante, com 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. E para finalizar. Amat Tannat 2017 é simplesmente fantástico!! Um dos melhores Tannat do Uruguai. Passa 20 meses em barricas de carvalho francês e americano e passa mais 12 meses em adega antes de ser colocado no mercado. Um vinho com 95 pontos Descorchados! Para beber de joelhos.
Depois dessas explicações tenho certeza de que deu vontade de provar todos os vinhos! Então aproveita que por enquanto eles estão com ótimos descontos na Black Friday! Conheça o Uruguai sem sair de casa, com Bodegas Carrau!
Por Maria Paula Almeida – sommelière