Pode ou não pode colocar gelo no vinho? A princípio não, você não deve colocar gelo no seu vinho.
Esse é um assunto muito polêmico entre enófilos e especialistas. Enquanto alguns dizem que o vinho deve ser bebido da maneira que você quiser, outros afirmam que embora a ideia seja descomplicar o vinho é necessário que algumas regras sejam observadas.
Certo é que o gelo vai “diluir” o vinho, deixando-o aguado. Além do mais vai fazer o vinho perder suas características aromáticas e de paladar. Quando adicionado nos espumantes, vai acabar também com as borbulhas, nos brancos e rosés vai desaparecer com aromas e sabores e nos tintos vai potencializar a percepção dos taninos e amargor. Além do mais, o gelo derretido (a água) vai comprometer a qualidade do seu vinho.
Porém, como tudo na vida, nesse assunto também existem exceções: os chamados vinhos “ice”, nos quais você será incentivado a colocar gelo! Sim! A moda começou lá na Europa, durante o verão e chegou rapidamente ao Brasil (nós adoramos uma novidade, não é mesmo?), como uma nova tendência de consumo. Até a gigante do Champagne, Moët et Chandon criou espumantes com mais borbulhas (mais gás) e mais açúcar que seus demais champagnes para que você pudesse colocar gelo nele. Outro vinho que caiu no gosto do brasileiro foi o Rosé Piscine, que na garrafa traz estampada a frase “sirva com gelo”.
E para finalizar, ainda tem outra forma de você aproveitar seu vinho feito para beber com gelo, sabe qual? Faça drinks com ele! Que tal um Clericot ou uma Sangria de vinho rosé pra resfrescar as temperaturas do verão?
Termino por aqui, deixando a dica de alguns vinhos para experimentar com umas boas pedrinhas de gelo.
Por Maria Paula Almeida – Editora Onivino