Vamos falar de uma das uvas mais famosas do mundo e de como ela se popularizou na Argentina, onde faz maravilhosos vinhos.
Origem da Uva Malbec
Primeiramente a Malbec não é da Argentina! Essa afirmação parece até ser falsa, porque quando pensamos em Malbec o primeiro lugar que nos vem à mente é o nosso país vizinho. Mas, na verdade, o país de origem da Malbec é a França, mais precisamente Bordeaux, onde ela é autorizada para o corte Bordalês, mas está sendo substituída por conta da dificuldade de plantio na região. Mas a região pequena ao sul de Bordeaux, no sudoeste da França, é onde ela tem o melhor resultado, na cidade de Cahors. Por lá, a Malbec é chamada de Côt Noir ou Auxerrois.
A Malbec chegou à Argentina em 1868 em um projeto para a melhoria dos vinhedos argentinos. Esse projeto obteve muito sucesso que é refletido hoje no vinho argentino.
Características da Malbec
A diferença entre o Malbec francês e argentino é notável. A qualidade das duas são espetaculares e muito distintas, mesmo sendo a mesma uva a diferença é brutal.
A Malbec argentina é muito mais madura, os taninos são mais sedosos, tem uma potência alcóolica maior, mais corpo, vinhos mais robustos e maior resistência a pragas.
A Côt francesa tem qualidades diferentes e muito mais dura, taninos rugosos, maior acidez e uma uva com maior concentração, que faz vinhos com maior potencial de guarda.
Diferenças à parte, eu sugiro que você prove e tenha algumas garrafas na sua adega de diferentes produtores. O Malbec da Argentina, na grande maioria das vezes, é para ser bebido mais jovem e, por isso, é ideal que sua adega tenha algumas garrafas para receber amigos, e algumas outras de grandes produtores para comparação futura com os franceses. A França também possui muitos Malbecs para consumo rápido, mas como os taninos são menos maduros, é ideal para guardar. Além de serem mais baratos que os Bordeaux, os ‘Côt’ tem uma similaridade, já que para ser Malbec tem que ter no mínimo 70%, podendo ser combinado com outras uvas Bordalesas. Por conta disso, também merece um lugar especial na sua adega.