O termo ‘Flambar’ é o nome dado a uma técnica que consiste em colocar alguma bebida alcóolica na panela ou frigideira do prato que você está fazendo e colocar fogo. Aliás, palavra flambar vem do francês ‘flamber’, que significa “passar pela chama”. Mas é simples assim? Na verdade é, você só pecisa prestar atenção em alguns pontos.

Quando e porque flambar?

Essa técnica francesa é usada para finalizar um preparo de uma carne que já está pronta a fim de lhe conferir mais sabor. Funciona assim, quando você coloca a bebida na frigideira e deixa que o fogo pegue, o álcool evapora e o que resta é apenas o sabor da bebida deixando a preparação levemente caramelizada.

Você deve usar essa técnica quando quiser dá uma cor mais bonita à carne antes de colocar o molho.

Quais bebidas usar?

Primeiro ponto a se prestar atenção é o volume alcóolico da bebida, ela deve ter no mínimo 40% de álcool. A Vodka, o rum, a cachaça e o Cognac são os melhores para se usar.

Se você optar por usar vodka, tenha em mente que é a bebida que vai aportar menos sabor, porque a vodka é neutra. O rum e a cachaça são ótimos parceiros dos cozinheiros para flambar, essas bebidas são mais adocicadas e deixam uma caramelização melhor e mais saborosa. Mas a mais usada e a preferida é sem dúvida o Cognac. Se você não tiver Cognac ou Armagnac pode usar qualquer destilado de vinho que funciona muito bem.

Carnes com ou sem molho?

As carnes ficam deliciosas quando flambadas. Quando você flamba você está acrescentando mais uma camada de sabor ao preparo, então se a carne não tiver molho, ela vai ficar mais “molhadinha” e isso com certeza deixará sua carne mais saborosa. Se você for colocar molho, você só deve acrescentar o molho depois que todo álcool evaporou.

Se você quiser harmonizar com vinho, pense que esse tipo de preparo deixa a carne com mais sabor e consequentemente o vinho deve ser mais encorpado.

Em frutos do mar, é possível flambar?

Porque não? Camarões flambados ficam deliciosos e douradinhos. Ficam com um sabor mais adocicado e com uma textura muito boa, para aperitivos são perfeitos.

Mexilhões também é outro amigo do fogo e ficam muito bem preparados quando flambados, mas não esqueça, flambe-os somente depois de prontos.

Para a harmonização dos frutos do mar você pode pensar em um vinho rosé ou um branco mais encorpado, tipo os Alentejanos ou um Chardonnay com passagem por barricas.

Atenção, Cuidados para flambar:

Essa talvez seja a dica mais importante. Muito cuidado!

Geralmente quando você vai flambar sobe uma labareda muito grande de fogo e pode assustar, e quando isso acontece à pessoa pode derrubar a frigideira ou virá-la. Então comece com o auxílio de uma concha. Coloque em média 50 ml da bebida da sua preferência na concha, coloque fogo na bebida na concha e vá despejando no alimento. Talvez você tenha que esquentar um pouco antes de colocar o fogo.

Outra maneira é ir colocando no cantinho da frigideira, com ela fora do fogo, incline ela em direção à chama e voilá. Mas não despeje diretamente da garrafa para evitar acidentes, coloque em algum recipiente os 50 ml da bebida, tire a frigideira do fogo e coloque a bebida deixando a garrafa o mais longe da chama.

Essa técnica impressiona também, então seus amigos vão ficar surpresos com sua destreza, mas lembre-se, segurança em primeiro lugar.

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.