![](https://onivino.com.br/wp-content/uploads/2022/07/El-Enemigo-Bonarda-2017-crop.png)
El Enemigo Bonarda 2017
Classificado por Robert Parker como um Bonarda surpreendente! Vale a pena experimentar esse maravilhoso vinho da safra 2017, uma safra excelente! Entrega toda a beleza da Bonarda em um vinho delicioso e prontíssimo para ser bebido!
A safra 2017 obteve 92 pontos James Suckling e 90 pontos Robert Parker!
Fora de estoque
Características
![](/wp-content/uploads/2021/03/tipo_vinho.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/produtor.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/uva.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/safra.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/teor_alcoolico.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/volume.png)
![](/wp-content/uploads/2021/03/maturacao.png)
Sobre o produto
El Enemigo, também conhecido como Bodega Aleanna, é um projeto conjunto do enólogo chefe da vinícola Catena Zapata, Alejandro Vigil e Adrianna Catena, a filha mais nova de Nicolás Catena. Ambos compartilham a mesma visão de respeito pela história e tradições, mas também acreditam em descomplicar a vitivinicultura, usando um pouco de irreverência.
O nome El Enemigo vem de divagações filosóficas dos dois sobre a luta sem fim para superarmos nossos medos. “A conclusão sempre leva a crer que nosso pior inimigo, quem nos cria as maiores barreiras e nos impedem de realizar grandes sonhos é sempre nosso eu interior”.
Para os vinhos El Enemigo, foram selecionadas algumas parcelas específicas dos vinhedos pertencentes à família Catena, para que fosse possível nascer vinhos com características e personalidade diferentes daqueles feitos por Catena Zapata e diferentes também dos outros vinhos argentinos.
Atualmente, Bodega Aleanna produz em torno de 160.000 garrafas em cada safra, sendo a Cabernet Franc a uva protagonista da vinícola, que também produz excelentes exemplares de Malbec, Bonarda e um espetacular Chardonnay.
O Vinho
Produzido com 85% Bonarda e 15% Cabernet Franc de vinhedos localizados em Mendoza, sendo a Bonarda de El Mirador, Rivadavia e a Cabernet Franc: de Gualtallary. Passa 15 meses em foudres de 100 anos. Tem 13,5% de volume alcoólico.
Notas de Prova
Um vinho cheio de personalidade. Rubi intenso com frutas vermelhas maduras, especialmente amoras, cerejas, ameixas com notas de baunilha e especiarias como cravo. Em boca é saboroso, sedoso, com taninos macios e boa acidez. Final longo.
Harmonização
Acompanha muito bem carnes vermelhas, massas com molho de tomate ou bolonhesa, almôndegas, pizzas, empanadas, hamburgueres.