El Principal Memorias 2016
Espetacular. Carvalho, frutas vermelhas, chocolate. usuário Vivino 4.3
“O desafiador 2016 produziu um 2016 Memorias muito fresco e equilibrado, através de uma mistura de 83% Cabernet Sauvignon, 9% Syrah, 6% Petit Verdot e 2% Carmenère com menor teor alcoólico do que no passado e melhor harmonia em geral. O carvalho está integrado e os taninos são finos. É macio e saboroso e tem sabores limpos.”
91 Pts Robert Parker
“Este blend apresenta aromas a violetas frescas, cassis e amoras com alguns aromas de floresta, criando uma impressão complexa. O paladar desenvolve-se agradavelmente com taninos sedosos e macios que carregam muitas frutas vermelhas maduras vibrantes. Cabernet Sauvignon com Syrah, Petit Verdot e Carmenère. Beba agora.”
91 Pts James Suckling
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
Vinhas no Maipo Andes plantadas a 780m. Solo de origem aluvial e coluvial – Textura argilosa / arenosa. Clima mediterrâneo subsumido, com grande influência da Cordilheira dos Andes. Estágio de 17 meses, 100% carvalho francês
Memórias foi criada em 1999, em homenagem a quatro séculos de história escrita desde que os Picunches, gente originária das terras onde hoje crescem as vinhas, acolheram os conquistadores espanhóis, dando origem a uma cultura totalmente nova.
O símbolo das Memórias é a “espiral da vida” que representa o círculo da vida entendida como o movimento permanente gerado pelas experiências. Este símbolo está presente em todas as civilizações antigas e representa evolução e desenvolvimento constante.
Elaborado para preservar a intensidade e o frescor da fruta, este blend à base de Cabernet Sauvignon inclui diferentes porcentagens de outras variedades francesas: Petit Verdot para aumentar sua acidez e frescor; Syrah por suas notas picantes; Carmenère pela intensidade da cor, fruta vermelha e taninos redondos; e Cabernet Franc por seus sabores e aromas intensos. O vinho resultante é fresco, com delicadas camadas de taninos suaves – uma mistura que expressa fielmente o terroir único do Alto Maipo.
O nome, “El Principal”, vem do título do Cacique Picunche Andetelmo, o senhor das terras que hoje abrigam a vinícola, no sopé da Cordilheira dos Andes no Vale dos Andes Maipo. Seu caráter visionário e pacífico lhe rendeu o respeito dos conquistadores espanhóis, dando origem a uma história de abertura e troca que perdura até hoje.
A vinícola foi fundada em 1993 pelos sócios Jorge Fontaine Aldunate, proprietário da Hacienda El Principal, e Jean Paul Valette, enólogo francês e ex-proprietário do famoso Premier Grand Cru Classé Château Pavie em Saint-Émilion.
O objetivo principal era produzir uma linha de vinhos da mais alta qualidade que refletisse tanto o espírito e a tipicidade do terroir chileno, quanto a tradição e experiência da família Valette na elaboração de vinhos finos. O terroir El Principal, localizado no sopé da Cordilheira dos Andes no Vale Maipo Andes (D.O Maipo Andes) foi o lugar perfeito para seu projeto; A sua combinação particular de clima, solos e altitude permitiu produzir vinhos com carácter, sentido de origem e qualidade extraordinária.
Os parceiros selecionaram 54 hectares da propriedade para o plantio das variedades Cabernet Sauvignon e Carmenère. Dez anos depois, a primeira safra de “El Principal” (1999), o icônico blend da vinícola, foi lançada com sucesso no mercado, sendo reconhecida internacionalmente como um dos vinhos Ultra Premium do Chile e confirmando o potencial do Chile como denominação de origem de vinhos de luxo.
Em 2005, o empresário e agente marítimo alemão Jochen Döhle comprou todo o vinhedo e depois se associou à renomada família chilena Said Handal, que adquiriu 50 por cento de sua propriedade em 2013.
No final de 2018, a família Said Handal decidiu adquirir todas as operações e assim implementar um plano de crescimento que permitisse à vinha entrar numa nova fase de desenvolvimento vitícola, enológico e comercial, consolidando o trabalho de excelência na produção e comercialização de vinhos feitos pela mão de Döhle.