Fantini Edizione Cinque Autoctoni N.V.
Em 1996 Hugh Johnson sugeriu o “vinho de mesa” com alma de “um grande vinho”. Conseguiram! – Editor Onivino
Concours International De Lyon 2019 – Medalha de Ouro
Anuário Dos Melhores Vinhos Italianos 2019 – Luca Maroni – 99 Pontos
Vermelho granada muito profundo. Intenso e persistente com notas de cereja e groselha preta, ervas, canela, cravo, cacau, alcaçuz e notas minerais. Ótima estrutura, bom equilíbrio entre álcool e frescor, taninos aveludados, muito persistentes com final longo, prontos para beber, mas podem ser envelhecidos
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
A ideia deste vinho surgiu em 1996 durante um curioso encontro entre Valentino Sciotti, hoje CEO do “Fantini Group”, Filippo Baccalaro, enólogo chefe do grupo e terceira geração de enólogos piemonteses, Hugh Johnson, o jornalista de vinhos e Jean Marc Sauboua da terceira geração de enólogos de Bordeaux. Nesse encontro, Hugh Johnson sugeriu o desafio de criar um grande vinho com o carácter do sul da Itália, forjado com as melhores castas daquele território; um vinho com a modesta classificação de “vinho de mesa”, mas com alma de “um grande vinho”. A ideia foi recebida com entusiasmo pelos dois enólogos, que realizaram um árduo trabalho de estudo para identificar as melhores castas do sul da Itália e encontrar vinhas muito velhas em áreas particularmente adequadas.
A Fantini é a vinícola italiana de grande sucesso comercial. Edificada em 1538, é fruto da união da princesa austríaca Margherita com o príncipe Fantini que, encantados com a cidade de Ortona, decidiram produzir vinhos finos para serem servidos nos grandes banquetes da corte europeia. Hoje, 470 anos mais tarde, transformou-se no Grupo Fantini e possui 12 vinícolas em seis regiões: Abruzzo, Basilicata, Campanha, Puglia, Sicília e Toscana.
O NV Edizione Cinque Autoctoni é um vinho intenso e frutado feito em um estilo doce e generoso, com notável pureza e profundidade. Este rótulo é uma mistura de cinco variedades indígenas provenientes de Notaresco, Ortona, Sava e distritos: Montepulciano 33%, Primitivo 30%, Sangiovese 25%, Negroamaro 7%, e Malvasia Nera 5%. Maceração-fermentação durante 25 dias e em barricas seguida de maturação de 13 meses. É produzido fora de qualquer designação formal e, portanto, rotulado como NV, mas o número do lote indica a safra.