Viña Aquitania SOLdeSOL Chardonnay 2016

Um Icone Chileno que contribuiu para consolidar o Status do país- Editor Onivino

“Os vinhedos de Traiguén já têm 25 anos, parreiras pioneiras em uma região do sul do Chile onde hoje existe uma pequena comunidade de produtores que estão mostrando o terroir muito particular de Malleco. Sol de Sol, foi pioneira com a sua primeira vindimia em 2000 e nesta nova colheita continua a mostrar o que sempre mostra: uma deliciosa energia eléctrica ácida, combinada com aromas minerais ácidos e frutados que estão imersos num corpo intenso e profundo. Estágio de nove meses em barricas, o que confere sabores e texturas a este clássico da Aquitânia..”

96 Pts Descorchados

Fora de estoque

Características

TIPO DE VINHO
REGIÃO E PAÍS
PRODUTOR
SAFRA
HARMONIZAÇÃO

Sobre o produto

SOLdeSOL Chardonnay nasceu em 2000 depois que as primeiras o vinhedo foi implementado em 1993 em Traiguén no Vale Malleco. Naquela época, a Apelação Valle del Malleco não existia, então os proprietários tiveram que trabalhar com o Ministério da Agricultura do Chile a fim de criá-la. Logo a qualidade e o potencial de fazer um vinho de boa complexidade e elegância ficou evindente. Estas vinhas foram plantadas em solos de argila vermelha profunda de origem vulcânica com uma retenção de água muito boa.

Em 1984, Bruno Prats e Paul Pontallier (RIP), renomados enólogos agrônomos da região de Bordeaux, França, começaram a buscar no Chile um Terroir de alta qualidade para criar um vinhedo original.

Para isso, eles se associam a um amigo comum, Felipe de Solminihac, enólogo agrônomo chileno de origem francesa. Em 1990 adquiriram 18 hectares em Peñalolen na cidade de Santiago: Este lugar no sopé da Cordilheira dos Andes, está localizado na “Quebrada de Macul”, no coração histórico do Vale do Maipo.

As primeiras plantações são feitas com Cabernet Sauvignon de origem Bordeaux, presente no Chile desde o final do século XIX. A adega foi concluída em 1993.

Em Janeiro de 2002, Ghislain de Montgolfier, Agrónomo da Região de Champagne e velho amigo dos fundadores, tornou-se o quarto sócio, ou como diz, relembrando o romance de Alexandre Dumas, o quarto Mosqueteiro.

Hoje a segunda geração dos fundadores está assumindo o controle da vinícola, na área comercial, ajudando as vendas em todo o mundo.

Amarelo brilhante. Muito intenso no nariz, seus aromas lembram frutas como maçã verde, melão verde, alguns aspargos, azeitonas e avelãs torradas, com notas minerais. Na boca apresenta acidez fresca, grande volume e concentração. A sua persistência no final da prova é frutada e mineral, complementada pelo sabor a carvalho francês. Grande equilíbrio entre o álcool e a acidez natural que lhe confere frescura, persistência e potencial de envelhecimento, algo difícil de obter num vinho branco chileno.

As uvas são prensadas inteiras, sem moagem prévia, em prensa pneumática de baixa pressão e ciclo lento. O mosto é levado para uma cuba de inox para decantação por 36 horas e depois transferido para barris de carvalho francês de 400 e 225 litros, onde são utilizados 10% novos e 90% de um, dois e três anos de uso. Neles ocorre a fermentação alcoólica com leveduras selecionadas. Terminada a fermentação, provando cada uma das barricas, determina-se a indução da fermentação malolática em 6% do volume do vinho.

Durante 9 meses o vinho permanece com as borras. Depois, o vinho e filtrado antes do engarrafamento. A venda ocorre a partir do segundo ano de engarrafamento do vinho

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.