Carmelo Patti Gran Assemblage 2015
Fora de estoque
Características
Sobre o produto
Carmelo Patti é um enólogo de vocação, que elabora o vinho em uma antiga vinícola e em sua própria garagem e é um dos enólogos mais respeitados na Argentina nos dias de hoje. Fundada em 1998 a vinícola lançou sua linha de vinhos artesanais surfando a onda dos “Vinhos de garagem”.
Carmelo Patti realmente vai na contramão dos seus amigos produtores famosos, faz o estilo mais tradicional, não faz divulgação e tenta fazer tudo de forma mais simples possível. Localizado em Mendoza mais precisamente em Luján de Cuyo seus vinhos tem muita elegância e longevidade. Ele também os libera apenas quando os considera “prontos” com vinhos – normalmente 4 anos após a colheita, no mínimo. Todos os vinhos são feitos de forma natural, sem aditivos químicos e apenas com leveduras nativas.
Região: Mendoza, Luján de Cuyo. Blend feito com as uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Merlot
Maturação: 100% do vinho envelhece em barricas durante 12 meses, sendo 20 meses em garrafa.
Nota de prova
Carro-chefe da casa. Cor intensa de um rubi escuro e muito rico em aromas, frutas pretas, cereja e cassis, um toque de café e muito frescor, até um mentolado. Na boca é intenso, cheio, volumoso e muito profundo. Tem varias nuances de frutas negras misturadas com as frutas vermelha fresca, nozes, café e um pouco de cogumelos. O tanino desse vinho é uma seda só. Fino, macio e muito maduro. Final é muito longo e persistente.
Harmonização
Harmoniza muito bem com gastronomia. Fica muito bom com carnes gordurosas e bem suculentas. Uma belíssima lasanha a bolonhesa ficará maravilhoso.