É hora de tirar as panelinhas de fondue do armário porque o frio chegou! Esse prato é excelente para as temperaturas mais baixas pois nos esquenta e ainda nos alimenta bem. Com um bom vinho então, não tem nada mais perfeito! E para isso, preparamos esse artigo e separamos 8 rótulos para ajudar na sua escolha!

Primeiramente, sabemos que existem vários tipos de fondue mas o mais clássico é o fondue de queijo, originário da Suíça. Ele é preparado com um mix de queijos, que é derretida e misturada com um pouco de vinho branco, para ajudar a manter a cremosidade do queijo. Por fim é levado a mesa, servido em um réchaud, com as tradicionais fatias de pão para mergulhar na mistura.

Normalmente, no fondue de queijo são usados queijos como Gruyère e o Emmental mas existem outras receitas com os mais variados tipos de queijo. E além do tradicional fondue de queijo são também muito amados no Brasil o fondue de carne e o fondue de chocolate. Hummm, dá até água na boca!

Mas e o vinho?

Bem, como o fondue de queijo é preparado com queijos de média maturação, a melhor combinação é com vinhos brancos. O vinho branco, inclusive, é um ingrediente fundamental do fondue de queijo e um dos princípios básicos da gastronomia é que quando um tipo de vinho é utilizado na preparação de um prato ele também é a melhor opção na hora da harmonização.

Mas, não fique triste! Se você prefere os vinhos tintos também temos algumas opções para você! A dica é procurar os que tem os taninos mais macios e boa acidez.

Dicas de harmonização para seu fondue de queijo

Então, sabendo disso tudo, preparamos algumas dicas de harmonização para você ter a melhor experiência quando for comer seu fondue e abrir uma bela garrafa de vinho! Seu fondue de queijo pode ser harmonizado com Sauvignon BlancRiesling, Gewurztraminer, Chardonnay, entre outros. Procure sempre por vinhos brancos frescos. Mas se você prefere os vinhos tintos, vá de Pinot Noir, Gamay (Beaujolais), e a Poulsard do Jura. O importante é que sejam tintos jovens e com pouca potência de taninos, além de claro, terem bom frescor.

O vinho certo vai deixar sua noite de fondue ainda mais chique! Aproveite para garantir os seus clicando aqui embaixo.

Na região de Jura, são produzidos excelentes vinhos (tanto brancos como tintos). Muito equilibrados e que combinam muito bem com a espessura cremosa de um bom fondue de queijo. Jérôme Arnoux Initial é um Chardonnay refrescante, complexo e com uma deliciosa mineralidade e Jérôme Arnoux Subtil traz toda a sutileza da Poulsard, a uva tinta símbolo do Jura. Refrescante e com taninos leves.

Os brancos da Alsácia também combinam com um fondue de queijo, principalmente os das variedades de uva Riesling. Cave Vinicole de Hunawihr Réserve Riesling é surpreendente! Delicado, com uma maravilhosa acidez e mineralidade deliciosa.

No Loire você encontra a melhor opção de Sauvignon Blanc no vinho Gitton Père & Fils Clos Joanne d’Orion Pouilly-Fumé. Alto nível! Complexo, envolvente e elegante! Um excelente exemplar de uma das melhores denominações do mundo para a Sauvignon Blanc!

E tem mais!!

Outra região que produz vinhos perfeitos para o fondue de queijo é a Borgonha. Tanto para quem ama vinhos brancos quanto para quem ama os tintos. As uvas da região, Chardonnay e Pinot Noir e até mesmo a tinta Gamay do Beaujolais vão muito bem com o fondue de queijo. Domaine du Bicheron Bourgogne Pinot Noir é uma delícia! Extremamente elegante e complexo, com deliciosos aromas de frutas vermelhas frescas. Domaine du Bicheron Mâcon-Péronne é um excelente Chardonnay! Elegante, leve, fresco e com uma deliciosa mineralidade!

E da Alemanha nossas dicas são Villa Wolf Gewürztraminer, incrivelmente charmoso e cheio de complexidade, de um dos melhores produtores da Alemanha: Dr. Loosen. E Villa Wolf Pinot Noir, elegante e sedoso, com longo envelhecimento em pequenos barris de carvalho, que faz lembrar os bons Pinot da Borgonha.

E o Fondue de carne?

Aqui vamos de tinto, com certeza. Para o fondue de carne, preparado no óleo, o ideal é um vinho tinto. A carne, que pode ser vermelha, de frango ou de porco, vem crua para a mesa e você que é o responsável por cozinhá-la na panelinha, com óleo quente. São servidos junto com à carne diversos molhos, o que possibilita uma diversidade maior de vinhos para harmonizar. Vá de Merlot, Primitivo, Malbec, Cabernet Sauvignon, são muitas possibilidades!

Finalizando com Fondue de chocolate?

Aqui a dica é escolher um vinho doce. No fondue de chocolate são servidas várias frutas, como morangos, uvas, kiwi e o que mais sua imaginação permitir. As frutas são mergulhadas no chocolate derretido. A escolha mais clássica é o vinho do Porto mas para fugir um pouco do óbvio a dica é escolher um bom colheita tardia, que vai combinar com o chocolate e com as frutinhas que o acompanham.

Essas foram nossas dicas, agora o resto, caberá a você! Teste as combinações e decida a sua preferida! E tenha uma ótima noite de fondue! Saúde!

Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino

VEJA TAMBÉM:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.