As taças tem um papel importante na degustação do vinho e sem elas, além de perder um pouco do prazer de beber, você ainda perde o charme que a taça lhe empresta.

Afinal, porque a taça de vinho branco é menor do que a do tinto, ou porque temos diversos tipos e tamanhos de taças, umas caríssimas e outras nem tanto?

O por quê não é uma frescura, como costumam dizer, e cada uma tem uma função. As taças de vinho tinto, por exemplo, costumam ser maiores e com as bocas maiores do que as taças sugeridas para vinho branco. O vinho tinto geralmente é mais alcoólico e necessita respirar, podendo ainda ser servido a uma temperatura superior aos brancos.

Já as taças dos vinhos brancos devem ser menores, porque além de concentrarem os aromas dos vinhos brancos, que são naturalmente mais delicados. Além disso, comportam uma menor quantidade de vinho, o suficiente para que ele não esquente na taça se seja possível bebê-lo ainda fresco.

A quantidade de uma taça não é e não pode ser a verdadeira. Quando falamos do volume da taça seria com ela cheia até a boca. E todas as taças têm bojos, uns maiores e outros menores. Esse bojo é para que o vinho respire e possa ser rodado para ser aerado durante sua degustação, exceto os espumantes que tem taças compridas para direcionar os aromas do vinho. Por isso, o ideal é servir apenar um terço ou um quarto da taça, dependendo do seu tamanho.

Taça para espumante e Champagne

Tradicionalmente a taça que servimos o espumante e o champagne é a Flûte. Essa taça esguia e muito bonita concentra a perlage (as borbulhas) e faz um belo espetáculo. Além de bonitas e charmosas, são perfeitas para receber os amigos para um bom brinde. Lembre-se de que não deve servir as taças cheias, mesmo as taças de espumante que podem vir com uma capacidade maior. Essa é uma taça que pode e deve ser usada para fazer drinks com espumante ou Champagne e na coquetelaria acaba sendo um coringa e aconchego para vários drinks como a Mimosa, Bellini, Kir Royal…

Taça para vinho branco

Como já foi mencionado, as taças para vinho branco se fazem necessárias por conta da delicadeza e os aromas finos que precisam de uma saída de ar menor para concentrar os aromas. A Taça Bohemia de 440 ML, para vinhos brancos, deve ser servida com um terço da taça cheia, porem em dias quentes você possa preferir servir em pequenos goles para que o vinho não esquente. Essa taça também é muito boa para Champagnes mais elaborados e de maior qualidade, fica perfeito.

Dica: Também é legal usar essa taça na coquetelaria e é uma delicia um Clericot nela.

Taça para vinho tinto

Com um bojo maior e com uma capacidade muito maior, as taças para vinho tinto têm esse design para que o vinho possa passear dentro da taça. Aquela cena bonita que o vinho desliza pelas paredes da taça e formam aquelas gotas que vão escorrendo lentamente e que adoramos fazê-la. É outra taça versátil, que vai bem com tintos leves e também os encorpados, vai bem com brancos com passagem em barrica, um Clericot mais exagerado ou até mesmo aquele belo Gin Tônica. A nossa Taça para Vinho Tinto, possui cerca de 610 ML de capacidade, mas o ideal é que você sirva até um quarto da taça no máximo.

E o Decanter?

O Decanter ou decantador, tem como objetivo principal decantar o vinho no melhor significado da palavra, ou seja, separar a parte líquida da parte sólida. Mas ao longo dos anos os Sommeliers foram observando que quando se colocava o vinho no Decanter os aromas e sabores mudavam. Então descobriu-se que os vinhos respiram e criamos uma nova utilidade para ele, aerar o vinho. Colocar o vinho para respirar é uma expressão muito usada e nada mais é do que aerar o vinho para que ele fique mais fácil de beber.

Nosso Decanter de Cristal é espetacular nesse papel. Além dessa funcionalidade, é lindo e muito elegante, e vai fazer uma grande diferença na sua mesa de jantar.

Alguns acessórios e vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.