A harmonização entre comida e vinho é uma arte que requer certa dose de conhecimento e experimentação. Afinal, encontrar o vinho ideal para um prato específico pode levar a uma experiência gastronômica ainda mais incrível. Neste artigo, vamos falar sobre como harmonizar um prato que tem ganhado cada vez mais espaço nos menus de restaurantes: o tartare de atum.

O tartare de atum é um prato leve e fresco, com uma textura suave e sabor delicado. É uma opção saudável e deliciosa para quem busca uma refeição leve e equilibrada.

Para harmonizar com o prato, é preciso escolher um vinho que não seja muito encorpado ou tânico, já que essas características podem se sobrepor ao sabor delicado do peixe. Vinhos brancos leves e frescos são excelentes opções, como os vinhos verdes portugueses ou um Chardonnay do Chile. Esses vinhos têm acidez elevada, o que ajuda a realçar o sabor do atum.

Bodegas Carrau Juan Carrau Chardonnay de Reserva 2022

Outra opção interessante é um vinho rosé seco. Ele combina com a textura do atum e oferece um equilíbrio interessante entre a acidez e os sabores frutados. Vinhos rosés da Provence, na França, são conhecidos por sua delicadeza e elegância, e podem ser uma ótima escolha.

Estandon Brise Marine Rosé 2020

Se você prefere um vinho tinto, opte por um Pinot Noir, um vinho leve e elegante, com notas frutadas e de especiarias. Ele tem taninos suaves e acidez moderada, o que o torna uma boa escolha para harmonizar com o atum.

Casas del Bosque Pinot Noir Reserva 2021

Por fim, um espumante brut também é uma opção excelente. Ele tem acidez alta e bolhas refrescantes, o que ajuda a realçar o sabor do atum. Além disso, o espumante é uma opção sofisticada e ideal para celebrar uma ocasião especial.

Cave Geisse Brut 2020

E para você reproduzir esse prato na sua casa, o Chef Kiko Faria, do restaurante Bão, deixou a receita desse delicioso Tartare de atum com botarga e stracciatella.

Rende 1 porção

INGREDIENTES:

50g de stracietella;
110g de lombo atum;
5g de botarga;
10ml de azeite extra virgem;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta do reino.

PREPARO:

Corte o atum e tempere com raspas de limão siciliano, sal, azeite e pimenta e reserve por 30 minutos.
Para empatar, coloque por baixo a stracietella e por cima o atum picado em cubinhos. Finalize com a botarga ralada na hora.
Adicione o azeite e finalize com tapioca madiopan ou torradas finas e crocantes.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

Produto em promoção
Cave Geisse Blanc de Blanc Brut 2021
4.2 / 91 pts

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.