Tanto faz. O método Champenoise é como chamam “método tradicional” na França, na região de Champagne, onde o método foi criado. Geralmente, fora da região de Champagne, é chamado de método tradicional.

Champenoise ou Tradicional?

Essa é a maneira de produzir os grandes espumantes do mundo. O Franciacorta, por exemplo, que é o vinho espumante feito na Itália, o Cava, que é o grande espumante espanhol, além dos melhores espumantes brasileiros e de outros países e regiões que também são feitos com o método tradicional.

Mas o que é o tal método Champenoise/tradicional?

O espumante é um vinho no qual tem uma segunda fermentação e essa segunda fermentação é feita na garrafa. Ela acrescenta ao vinho mais complexidade, além das famosas borbulhas que são chamadas de perlage.

Primeiramente, você precisa entender que o vinho espumante, em quase todas as vezes que é produzido, é um vinho tranquilo inicialmente (assim é chamado o vinho que não tem gás), feito como um vinho branco ou rosé normal, onde depois a segunda fermentação é responsável pelo gás que fica na bebida.

Etapas de produção

Como já foi falado, primeiramente se faz um vinho tranquilo e depois de pronto o vinho é colocado na garrafa tradicional de espumante, que possui um vidro mais grosso para suportar a pressão interna do gás. Nesse processo, é acrescentado o licor de tiragem, que contém açúcares para estimular a segunda fermentação. Além disso, é colocada uma tampa semelhante a uma tampa de cerveja.

As garrafas ficam guardadas nas caves onde ocorre essa fermentação. Após a fermentação finalizada, as garrafas vão para as pupitres, que são uns armários triangulares onde as garrafas ficam na horizontal para que as leveduras mortas se concentrem após consumirem todo o açúcar que tinha no licor de tiragem.

Nas pupitres a garrafa passa por um processo chamado remuage, que é um giro na garrafa e um aumento na inclinação, para facilitar que as leveduras se depositem no gargalo da garrafa aos poucos. A remuage é feita por um período de dois meses até que toda a levedura morta se aloje no gargalo. Quando toda a levedura já está depositada no gargalo e a garrafa já está na vertical e de cabeça para baixo, o gargalo é congelado. Após a tampa retirada, o gás expulsa o bloco de leveduras mortas congeladas, processo chamado de “degorgement”, restando na garrafa apenas o vinho espumante seco sem nenhum açúcar. Em seguida, entra o licor de expedição.

O licor de expedição é uma mistura de vinho e açúcar para regular o nível de doçura do espumante.  O espumante Brut, por exemplo, pode ter até 15 gramas de açúcar por litro, em decorrência do licor de expedição. Logo em seguida é colocada a tradicional rolha do espumante e a gaiola (aquela gradezinha que segura a rolha) e o espumante está pronto para ser colocado no mercado.

Autólise

A autólise é o processo pelo qual a levedura morta passa quando o vinho fica guardado antes do remuage. As leveduras mortas vão liberando aromas que vão dando complexidade ao espumante, por isso alguns dos melhores espumantes do mundo passam um longo tempo nas adegas.

Champagne

Mesmo com o método tradicional o vinho espumante só pode ser chamado de Champagne se vier da região de Champagne, na França. Em outros lugares da França, por exemplo, o espumante feito pelo método tradicional é chamado de Cremant.

Agora que você já sabe tudo sobre Champenoise dá pra entender o porquê esses vinhos são mais caros e consequentemente tem uma qualidade superior.

Se pensar em harmonizar, esses vinhos ficam melhores com pratos mais sofisticados ou pratos mais simples possíveis. Parece estranho, mas é verdade, uma ostra quase em natura, só com sal fica perfeito ou um bobó de camarão com um espumante de autólise longa também fica bom demais. Mas espumante fica bom com tudo, quando não ajuda o prato a ficar mais saboroso ele nunca (ou quase nunca) atrapalha.

Deguste os espumantes que são perfeitos para dias quentes, além de gerar excelentes conversas com os amigos enófilos. Saúde!

Alguns espumantes que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.