Michell Rolland é um dos pioneiros na categoria “flying winemaker” (ou enólogo voador em português), termo que começou a ser utilizado em 1990, e se refere a um enólogo que viaja o mundo inteiro prestando consultorias para um grande número de vinícolas. Hoje, Rolland é um dos mais renomados “enólogos voadores”. Como consultor, já trabalhou com mais de 150 vinícolas, em 4 continentes, em 13 países ao redor do mundo, ajudando a criar dezenas de vinhos de sucesso. Além disso, seu laboratório de enologia é utilizado por centenas de enólogos de outras partes do mundo.

Rolland vem de uma família de vinhos. Nascido na França, na ilustre região de Bordeaux, no Château Le Bon Pasteur em Pomerol. Estudou enologia na Universidade de Bordeaux, onde conheceu sua esposa e futura parceira, Dany e formou-se em 1972. Depois de abrir um laboratório de enologia, juntos começaram a prestar consultoria em 1985 e em pouco tempo já contavam com clientes em Napa Valley, na Itália (Ornellaia) e no Chile (Lapostolle). Além da França, onde detém o título de mestre de adega, enólogo ou consultor em cerca de 80 propriedades, Rolland já desenvolveu vinhos na Itália, na California (em algumas das vinícolas mais conceituadas de Napa Valley), na Argentina (onde encontrou seu novo lar), no Chile e até no Brasil (com a vinícola Miolo, de 2003 a 2013), além de Índia e África do Sul.

O enólogo e sua equipe assumem um papel muito ativo nas operações de vinhedos e na seleção de uvas, garantindo qualidade em todos os aspectos do processo de vinificação. Ser assessorado por Michel Rolland significa muito no mundo do vinho. Seus vinhos são reconhecidos internacionalmente e têm um estilo bem característico. São ricos em frutas maduras e bem estruturados, com taninos redondos e carvalho proeminente, muito bem recebidos pelos consumidores e por alguns dos mais renomados críticos, como Robert Parker. Seu estilo dominou o mundo por algumas décadas. 

Quando perguntado sobre o “estilo Michel Rolland”, ele responde: “Eu não sei o que estilo significa.

“Tentei toda a minha vida fazer vinho que os consumidores vão gostar, e meus 48 anos como enólogo me fizeram feliz.”

O estilo de Rolland, quer ele possa definir ou não, influenciou a vinificação na França e em todo o mundo. Muitos dos seus vinhos têm valores altos e são difíceis de obter, mas existem muitos outros rótulos com valores acessíveis e com a qualidade que se espera em vinhos mais caros. 

Rolland chegou à Argentina em 1988, convocado por Arnaldo Etchart em Cafayate, uma cidade pequena tão diferente de tudo o que ele conhecia, que se apaixonou pelo lugar.

Lá, em Yacochuya, ele fez seu primeiro grande Malbec. Em Mendoza, escolheu o Vale do Uco, um lugar cheio de diferentes terroirs, perfeito para a viticultura. Lá Michel criou os grandes vinhos, Clos de los Siete, Mariflor e Val de Flores.

E você pode conhecer esses vinhos aqui na ONIVINO e se apaixonar pelo estilo Michel Rolland, assim como infinitos consumidores pelo mundo. Garanta já os seus!

Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino

você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.