A produção do vinho espanhol se iniciou em Andaluzia (sul da Espanha), entre os anos 1.100 e 500 a.C., inicialmente por mercadores fenícios e depois pelos gregos. Os romanos chegaram em 200 a.C, e transformaram a vitivinicultura inicialmente familiar em uma indústria para abastecer sua legião e até mesmo Roma. Com a queda do império romano e do domínio dos Visigodos, os árabes toleravam a produção vinícola local, mas não promoviam o consumo. A cultura do vinho só voltou a crescer na península Ibérica com a retomada cristã em 1492. Porém a grande explosão de qualidade e reconhecimento dos vinhos espanhóis ocorreu quando o País passou a ser membro da U.E em 1986, melhorando assim a qualificação de mão de obra e tecnologia.

Quando falamos em regiões espanholas, as que vem em nossa mente são: Rioja, Ribera del Duero, Navarra, Toro, Rias Baixas, etc. Nesse artigo, irei apresentar as regiões de Valencia e Rueda.

Prepare seu vinho e tenha uma ótima leitura!

Valencia

 Valencia esta localizada no Sudeste espanhol. A terceira maior cidade da Espanha se destaca na produção de vinhos tintos e brancos com uma ótima relação custo x benefício. Dentre os tintos podemos destacar os vinhos feitos a base de Garnacha, Bobal, Monastrel e a Ibérica por excelência tempranillo. Que possuem características joviais com bastante fruta. A título de curiosidade, os vinhos brancos que se destacam são produzidos com a uva autóctona Merseguera e possui quatro subzonas: Alto Turia, Valentino, Moscatel de Valencia e Clariano.

Rueda

A região de Rueda está a oeste da Ribera del Duero e produz um dos melhores vinhos brancos da Espanha. A principal casta, é a branca Verdejo. Os vinhos de Rueda tem características frescas e frutadas, e também com uma relação preço x qualidade excepcional.

A Onivino acabou de importar para o Brasil, alguns rótulos dessas duas magníficas regiões! E eu, como sommelier que sou, tenho um enorme prazer em recomendar aos nossos leitores.

Vamos lá?

Citizen Wine Cluster Flock 2021

Produzido na D.O. Rueda, com 50% Verdejo, 45% Sauvignon Blanc e 5% Chardonnay.

Seus aromas remetem a frutas como maracujá, goiaba, melão e pêssego, além de uma deliciosa nota cítrica de grapefruit. Na boca tem boa estrutura e acidez refrescante.

Citizen Wine Roca Elefante Heavy-Weight Tempranillo 2021

Possui uma cor vermelho rubi intenso. Aromas bem concentrados de frutas maduras, taninos sedosos, boa estrutura e acidez equilibrada.

Citizen Wine Barking Dog Organic Tempranillo 2021

De cor  rubi de alta intensidade com reflexos violetas. Nos aromas é uma explosão de frutas maduras, especialmente morangos e cerejas, com alguns toques de ervas. Na boca, tem ótima estrutura e os taninos são maduros e suculentos.

De Moya Julia 2017

100% Monastrell é fermentado em dornas de 1.000L de madeira. Estágio de 18 meses barricas de carvalho francês de primeiro uso.

Possui uma cor rubi com reflexos atijolados, aromas de frutos negros, baunilha e especiarias. Tem um paladar secos, acidez equilibrada, taninos redondos e aveludados, de alta intensidade e` bastante fino.

Gostou do conteúdo?

Consulte nosso site. Lá, encontrará mais informações sobre os vinhos sugeridos, além de conhecer todo o nosso portfólio.

Me chamo Wallace Neves, sou sommelier profissional com quinze anos de experiência, e me consagrei o Melhor Sommelier do Brasil. Essas foram minhas dicas sobre as novidades da Espanha.

Saúde e até a próxima!

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.