A Pizza é, sem dúvidas, um dos pratos favoritos dos brasileiros. Além disso, é perfeita para diversas ocasiões, desde uma reunião entre amigos à um jantar romantico com aquela pessoa especial. Um dos pratos mais apreciados do mundo merece, definitivamente, o vinho perfeito para acompanhar!
Um pouco da História da Pizza
A pizza foi criada em Nápoles, Itália, por volta do século 10, e desde então cresceu e se tornou um dos alimentos mais populares. É comumente consumida acompanhada de refrigerante ou cerveja, mas a taça do vinho certo pode fazer uma simples fatia de pizza transcender de uma maneira que nenhuma outra bebida consegue.
Harmonização entre Pizza e Vinho
Para harmonizar o vinho com pizza, devemos pensar em alguns fatores fundamentais: acidez deve estar sempre em equilíbrio com a gordura do queijo, taninos e fruta colaboram bastante no equilíbrio. A fruta, ajuda na picância de alguns ingredientes. Já a madeira… essa pode aguardar para um outro momento. Os vinhos com predominância de fruta, são mais indicados.
Algumas sugestões de harmonização entre pizza e vinho que você pode gostar:
Pizza de Calabresa / Pepperoni
Pede a picância, suculência e tempero da Syrah.
Pizza Portuguesa
Já aceita a delicadeza da Pinot ou em dupla homenagem aos nossos irmãos portugueses, uma deliciosa Loureiro, ou o magistral branco de Dirk Niepoort
Pizza Marguerita
Já a pizza que consolidou o prato no consciente coletivo, pede um vinho italiano.
Pizza Muçarela
Vai bem com a acidez de um Chablis, a versatilidade de um rosé ou a rusticidade de um Madiran
Pizza Tomate Seco com Rúcula
Pede a presença de um Tempranillo, um tannat ou, quem sabe, um animado rosé de Cabernet Franc.
Pizza de Frango com Catupiry
Criação do brasileiro que mistura o que há de mais gostoso, pede o tanino e acidez de uma Cabernet Franc ou dos nossos deliciosos espumantes.
Pizza de Banana com Canela
Já a doce Banana com canela… ah, tem que ter um final doce.