Você já deve ter ouvido alguém falar que um vinho era melhor que outro porque era fechado com rolha, certo? Mas será que isso é verdade?

A ideia desse texto é fazer com que você enxergue o vinho de outra maneira e entenda por que alguns vinhos têm tipos de vedações diferentes de outros.

Porque rolha?

Na antiguidade, antes de se inventaram as garrafas de vidro, o fechamento das ânforas de barro era feito com madeira e tecidos, o que não era muito eficaz. Com o surgimento das garrafas, as cunhas de madeira para vedação do vinho não funcionavam direito e muita coisa se tentou até chegarmos à cortiça.

Porque usamos rolha?

Desde então ela virou a melhor vedação por anos, sem nenhum concorrente. Não havia nenhum outro tipo de vedação eficiente. As garrafas, durante um bom tempo não eram perfeitas como hoje em dia então a cortiça, por ser maleável era perfeita para a vedação.

Sabendo disso podemos entender o motivo pelo qual a rolha de cortiça é muito usada até hoje, além de ser uma das melhores vedações, presente na grande maioria dos vinhos, principalmente os mais caros.

Tipos de vedação 

Existem diversos tipos de vedação e nós vamos falar de quatro nesse texto: rosca (screw cap), tampa de vidro, rolha de cortiça aglomerada e rolha de cortiça. Essas são as principais e melhores formas de fechar as garrafas de vinho. Vamos entender quando os vinhos podem ou devem ser tampados com uma dessas opções.

Rolha de cortiça maçiça

Rolha de Cortiça Maciça

A cortiça é extraída da casca do sobreiro, uma árvore da família dos carvalhos muito comum em Portugal. A cortiça maciça é usada para vinhos de guarda e grandes vinhos. São rolhas caras e que consequentemente, deixam o vinho também mais caro. Por isso não se costuma usá-las em vinhos que são para consumo enquanto jovens (quase 95% da produção mundial).

Os grandes Chateaux de Bordeaux, os Borgonhas de modo geral, os Supertoscanos, Brunellos e Barolos, todos usam rolhas de cortiça maciça para vedar bem o vinho e para permitem a micro-oxigenação, que a longo prazo vai contribuir para o vinho ficar ainda melhor.

Rolha de cortiça aglomerada

Rolha de cortiça aglomerada

A grande maioria dos vinhos que bebemos é vedada com ela. Portanto, existem vinhos de todas as qualidades com esse tipo de vedação. A cortiça aglomerada é feita também de cortiça, mas não é maciça, ela é feita das sobras de casca do sobreiro, prensados hidraulicamente. Nessa categoria temos então desde os vinhos mais simples e barato até ótimos vinhos, de alta qualidade, premiados e pontuados.

A Screw Cap

A famosa tampa de rosca, feita de estanho ou de alumínio. Ela dispensa o uso de um abridor, para abri-la, basta desrosquear a tampa.

Durante muito tempo a maioria dos consumidores torcia o nariz para as garrafas com esse tipo de vedação. Porém, ao longo dos anos essa imagem vem mudando. Hoje, grande parte dos consumidores já sabe que a forma de vedação não está diretamente ligada a qualidade do vinho. É perfeitamente possível ter um vinho de qualidade com esse tipo de vedação.

Mas porque se usa a tampa de rosca? São vários os motivos. O mais importante é que o vinho dentro dessa garrafa, na maior parte das vezes, é um vinho jovem, para consumo mais rápido. Além disso, a tampa de screw cap tem o custo bem reduzido se comparada a rolha de cortiça, o que reflete no vinho, deixando-o mais barato.

Mas nada tem a ver com a qualidade do vinho em si. Na Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, quase a totalidade dos vinhos (mais de 90%) é fechado com a tampa de rosca, inclusive os melhores e mais caros. Outros países como Argentina, Chile e Brasil também já estão colocando grandes vinhos em garrafas com esse tipo de vedação.

Por isso não ache que o vinho é de qualidade inferior só por ser fechado com tampa de rosca, experimente sem preconceito e se surpreenda com a qualidade deles.

Tampa de vidro

Basicamente a mesma explicação da screw cap serve para a tampa de vidro. A tampa de vidro é uma vedação mais moderna, para vinhos rápidos do dia a dia. Ela mantém todo o frescor do vinho e deixa a apresentação do vinho ainda mais bonita. São poucos vinhos os disponíveis no mercado com essa tampa, mas prove sem medo. E guarde as garrafas pra usar depois, são realmente lindas.

Mas qual tipo de vedação devemos procurar?

Na verdade você não precisa se preocupar com a vedação e sim com o estilo de vinho que você quer comprar. Se você procura um vinho para um churrasco ou um hambúrguer, um jantar bacana ou um almoço entre amigos, a tampa de vidro, as screw caps e as rolhas tradicionais vão te atender muito bem, não se preocupe. Mas se sua intenção é presentear um amigo conhecedor de vinho ou guardar essa garrafa para o decimo oitavo aniversário do seu filho, aí você pode se preocupar com a rolha.

Experimente os diversos tipos de vedação e quando não gostar do vinho não coloque a culpa na tampa porque podemos afirmar que que o problema foi a qualidade do vinho e não da tampa. Da mesma forma que existem bons vinhos e vinhos de baixa qualidade com tampa de rosca, existem vinhos de baixa e alta qualidade com rolhas de cortiça.

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.