Não se preocupe! Estamos falando dos prestigiados vinhos El Enemigo, projeto criado por Alejandro Vigil e Adrianna Catena. Se você ainda não conhece, está mais do que na hora! Afinal, devemos amar também nosso “enemigo”, não é mesmo?

El Enemigo

As estrelas por trás do El Enemigo

Alejandro Vigil: Se você não ouviu ainda esse nome, pode anotar! Ele é simplesmente o enólogo mais celebrado da Argentina. Com seu estilo despojado e autêntico, está sempre em movimento e se mostra extremamente apaixonado pelo seu trabalho. Sua energia, criatividade e excelência no que faz, o deixaram conhecido em todo o mundo.

Alejandro se formou em engenharia agrícola, foi chefe da divisão de solos no INTA (Instituto Nacional de Pesquisa) e em 2002 sua carreira no mundo do vinho realmente começou, quando foi convidado por Nicolás Catena para liderar a equipe de pesquisa de sua vinícola, a famosa Catena Zapata, onde hoje é enólogo chefe.

Alejandro Vigil El Enemigo

Durante sua direção em Catena Zapata, a vinícola foi nomeada, em 2010, a Vinícola do Ano pela Wine Enthusiast e em 2012 pela Wine and Spirits Magazine. Alejandro conseguiu algo que não sonhava, mais de 40 vinhos com pontuações de 95 para cima, dadas pelos melhores críticos do mundo: Wine Spectator, Wine Enthusiast, Wine Advocate, Decanter, entre outros.

Alejandro detém a mais alta classificação para um varietal de Cabernet Franc, concedida a ele pela Wine Advocate de Robert Parker, ao seu vinho El Gran Enemigo Cabernet Franc de Gualtallary de Mendoza.

Adrianna Catena

Adrianna Catena: o sobrenome dispensa apresentações. Adrianna é a filha mais nova de Nicolás Catena. Historiadora com phD em Oxford, cresceu em Buenos Aires e depois mudou-se para a Califórnia, graduando-se na Universidade de Berkeley com as mais altas honras. É amante da gastronomia e defende uma agricultura sustentável e orgânica. Hoje, mora em Londres com seu marido e dois filhos.

Como tudo se iniciou….

Em 2009, Alejandro Vigil e Adrianna Catena voltavam da embaixada argentina de Londres, onde Nicolás Catena havia acabado de receber o prêmio de Homem Decanter do Ano. Nesse momento, enquanto conversavam, decidiram criar um vinho juntos, um vinho que respeitaria a história e a tradição da viticultura, mas de uma forma descomplicada e irreverente. Nascia aí o famoso El Enemigo.

Casa El Enemigo

Situada em Chachingo, em Maipú, com o nome oficial de Bodega Aleanna, está a chamada Casa El Enemigo. Os projetos paisagísticos e arquitetônicos foram inspirados pela obra de Dante Alighieri, a Divina Comédia. São vários espaços, inferno, purgatório e paraíso, onde os consumidores podem acompanhar o processo pelo quais os vinhos são produzidos. É uma viagem dentro de outra viagem. A bodega e restaurante El Enemigo funcionam na própria casa de Vigil, onde ele vive com sua esposa e filhos pequenos.

Segundo Alejandro e Adrianna, o nome “Casa El Enemigo, vem de divagações filosóficas sobre personagens históricos, como Aníbal e Gengis Khan e a luta sem fim para superarmos nossos medos internos. “A conclusão sempre leva a crer que nosso pior inimigo, quem nos cria as maiores barreiras e nos impedem de realizar grandes sonhos é sempre nosso eu interior”.

Os vinhos El Enemigo

Para os vinhos El Enemigo, foram selecionadas algumas parcelas específicas dos vinhedos pertencentes à família Catena, para que os vinhos tivessem características e personalidade diferentes daqueles feitos por Catena Zapata e diferentes também dos outros produtores de vinhos argentinos.

Vinhos El Enemigo

São vinhos cheios de personalidade e complexidade, vinhos únicos que merecem ser provados.

Atualmente, Bodega Aleanna produz em torno de 160.000 garrafas em cada safra. Sua estrela, diferentemente do que se esperaria de um projeto localizado em Mendoza, é a Cabernet Franc. Mas também são produzidos excelentes exemplares de Malbec, Bonarda e um espetacular Chardonnay.

Vou ficando por aqui com uma frase escrita no contrarrótulo das garrafas: No final do caminho você só se lembra de uma batalha, a que você travou consigo mesmo, seu verdadeiro inimigo, aquele que te fez único.”

Por: Maria Paula Almeida – Editora Onivino

Alguns vinhos El Enemigo e Catena Zapata que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.