Uma dúvida muito comum entre os consumidores é de quando usar o decanter. É fácil de entender o porquê da dúvida…


Existem algumas variantes para a decantação do vinho e isso gera muita dúvida e insegurança na hora de pedir para decantar um vinho em um restaurante. Quando se está em casa, sem a ajuda do profissional, torna-se ainda pior. Aqui vamos falar de aeração e decantação de vinhos velhos, jovens e brancos.

Serviço de decantação

O serviço da decantação pode ser um pouco diferente dependendo do vinho que você está abrindo, mas quase sempre respeita a ordem de serviço. Somente não em vinhos muito velhos, que iremos explicar logo em seguida.


Certifique-se que o decanter e as taças estejam limpos, o pano para serviço e o saca-rolhas preparados e uma vela à mão.

Primeiro você deve remover toda a capsula, limpar o gargalo da garrafa com um pano ou um guardanapo limpo, na sequência, retirar a rolha e limpar o gargalo novamente pra remover qualquer pedaço de rolha ou qualquer sujeira que possa estar em volta.


Em seguida coloque um pouco de vinho na taça e sinta os aromas para ver se o vinho está bom. Coloque esse vinho do decanter mas sem degusta-lo, gire o vinho no decanter afim de passa-lo por toda parede interna do decanter, depois coloque de volta o vinho na taça, sinta os aromas novamente e deguste. Se houver alguma mudança de aroma, o decanter pode estar sujo, e com esse processo, você não danifica o vinho todo. O nome desse processo é avinhar o decanter.


Com o decanter limpo e avinhado, podemos colocar o líquido devagar e sem pressa. A vela é usada em vinhos mais velhos para que você possa ver a borra passando pela garrafa e assim impedindo que ela entre no decanter, separando a parte líquida da parte sólida.


Mas afinal, o que é a Decantação?

o que é decantação?

Como o nome já diz, “decantar” é separar os sedimentos sólidos do vinho da parte líquida. Os sedimentos se dão em duas formas, vinhos não filtrados e vinhos tintos com uma idade considerável.


Nossa sugestão é que se o vinho tinto tiver mais de dez anos e você não conhece o vinho, decante-o, assim você evita dos sedimentos estarem nas taças.

O que são os sedimentos?

Os sedimentos são os taninos do vinho que vão se juntando e precipitam. O tanino é uma parte solida do vinho que está em suspensão. Essas partículas são minúsculas ao olho nu e flutuam sobre o vinho e com o passar do tempo vão se depositando na lateral ou no fundo da garrafa. Esse processo já é considerado uma decantação natural. É muito perceptível quando vemos onde a borra se acumulou ao colocarmos uma garrafa de vinho vazia contra a luz. Como essas micropartículas são muito leves elas flutuam e só se depositam quando se juntam e vão formando cadeias mais pesadas a ponto de não flutuarem mais. Quanto mais velho e quanto mais taninos o vinho tem, essas cadeias vão ficando maiores e criando cada vez mais borra.

A Decantação de Vinhos velhos

Primeiramente, deve-se ter um cuidado especial ao abrir um vinho velho. Esse cuidado começa dois ou três dias antes, no mínimo, ou até mesmo uma semana antes para vinhos com muito mais idade. Você tem que saber quando e qual vinho você vai beber. Identificado o vinho e a data, você deve deixar o vinho de pé por três dias ou uma semana. Isso vai fazer com que todos os sedimentos do vinho afundem e que você saiba exatamente onde eles estão.
Feito isso, você deve ter agora cuidado com o manuseio desse vinho, se for leva-lo para um restaurante certifique-se que ele vá em pé e sem chacoalhar muito. O vinho pode ficar com o sommelier, de preferência, para que o próprio faça essa preparação antecipadamente a fim de evitar quaisquer imprevistos.
Na parte do serviço, nesse caso, não se avinha o decanter para não misturar a borra do vinho e deixá-lo turvo. Você deve certificar-se que o decanter está limpo e colocar o vinho diretamente nele.

Aeração com o Decanter

aeração de vinhos


Nem sempre o decanter é usado para vinhos velhos. Em vinhos muito robustos e bastante alcoólicos o decanter é usado como um grande recurso para fazer o vinho “respirar”. O vinho entra no decanter e o contato com o oxigênio faz liberar aromas e suavizar o álcool, fazendo com que o vinho fique mais fácil de beber e torne-se mais macio e menos agressivo ao paladar. Essa pratica é muito usada principalmente em vinhos do novo mundo como os vinhos da Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, E.U.A, Austrália e África do Sul. Mas também é usada em alguns vinhos do velho mundo como os Primitivos de Manduria, Amarones e vinhos do sul da França…
Observe que todos os exemplos são de regiões que fazem vinhos mais encorpados e mais robustos quando jovens e que precisam dessa ajuda extra para facilitar a degustação.
Também é muito usado para a aeração de vinhos jovens, muito exuberantes e com o álcool um pouco acima do esperado.
Vinhos mais simples não precisam do uso do decanter e não são vinhos que, de alguma forma, vão melhorar com a aeração.

Aeração de vinhos brancos

Embora muito pouco usada, decantar um vinho branco é possível. Isso acontece quando temos um vinho branco de altíssima qualidade e sentimos um pouco fechado, em geral, fazemos a aeração para que ele respire e melhore.


Temperatura de serviço

Qual a temperatura ideal para servir um vinho?

Esse é um problema quando temos um vinho em um decanter. A temperatura é peça fundamental na qualidade de degustação de um vinho e controlar isso com o vinho fora da garrafa pode ser uma dor de cabeça. Se você estiver em casa, uma dica é comprar uma bolsa de gel na farmácia e deixa-la junto com seu decanter. Coloque-a na geladeira por alguns minutos e depois coloque o decanter com o vinho em cima da bolsa, mantendo assim a temperatura do vinho. Outra forma muito utilizada é colocar o fundo do decanter dentro de um balde com gelo e água. É preciso apenas tomar cuidado para que o vinho não gele demais e atrapalhe sua degustação.

Alguns ítens de Decantação que você pode gostar:

Alguns vinhos que você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.