O friozinho chegou de vez e abrir uma garrafa, servir uma taça e ler um bom livro é um passatempo maravilhoso. E se o livro for sobre vinho, melhor ainda! Então preparamos algumas indicações de livros ao redor da temática vinho, bem diferentes entre si e o melhor de tudo: cada livro tem uma sugestão de vinho para acompanhar sua leitura! Confira!
- Champagne (Don e Petie Kladstrup)
Uma ótima leitura! A saga do Champanhe, o vinho mais sofisticado do mundo. Associado ao glamour, à amizade e a grandes celebrações, ele oculta uma história de sofrimento e coragem. No livro, o leitor descobre que, por trás das finas taças de cristal e do líquido claro e borbulhante, escondem-se exemplos de coragem e autossuperação na luta contra pragas, catástrofes climáticas, guerras e invasões. No caminho, apresentam personagens admiráveis, como Dom Pérignon, Pommery e Moët & Chandon, Mumm e Veuve Clicquot, que ao longo do tempo descobriram saídas ardilosas para situações inusitadas.
Essa história de glamour e muita luta merece um clássico francês. Que tal Denis Race Chablis 2020. Delicioso e refrescante, vai tornar a leitura ainda mais interessante!
- Vinho e Guerra ((Don e Petie Kladstrup)
Uma grande história! Vinho & guerra acompanha a saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos: o vinho. Usando de incríveis artimanhas, como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas, os produtores de vinho formaram uma espécie de Resistência paralela a fim de proteger a economia da França e preservar um de seus prazeres mais inebriantes e diletos.
Para deixar essa narrativa mais leve nossa sugestão é Premier Rendez-Vous Belle Cuvée Cinsault Rosé.
- O Vinho Mais caro da História (B. Wallace)
Um Best-seller New York Times! Em 1985, num disputado leilão promovido pela Christie’s de Londres, uma garrafa de bordeaux Château Lafite de 1787 foi arrematada num lance de 156 mil dólares por um membro da família Forbes. Foi a garrafa de vinho mais cara da história. Ela provinha de um esconderijo descoberto numa adega murada em Paris, e supostamente pertencera a Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos. Uma história cheia de suspense e mistérios. Para prender o leitor da primeira à última página. Segundo USA Today “Esplêndido… Uma deliciosa história policial…. pronta para Hollywood”.
Para essa incrível narrativa nossa sugestão é Bosquet des Papes Châteauneuf-du-Pape (Cuvée Tradition) 2019. Um vinhaço para essa grande história!
- O Perfume do Chianti (Piero Antinori)
Os vinhos se confundem com a trajetória da tradicional família Antinori, que há 26 gerações e mais de 625 anos produz um dos tintos mais elegantes de toda a história, o Chianti. Os detalhes da receita de qualidade alcançada durante uma vida de encontros, experiências e vitórias são contados com entusiasmo e paixão na biografia O perfume do Chianti. Narrado em primeira pessoa pelo atual patriarca, Piero Antinori, o livro faz do vinho o protagonista de uma história capaz de definir e caracterizar ambientes e pessoas. Tudo isso em uma das mais inspiradoras paisagens italianas, a Toscana. Exigente e inovador, Antinori quis perseguir, a partir dos anos 70, o vinho “perfeito” e de alguma forma uma tentativa de restaurar a imponência do Chianti. Esse vinho era o Tignanello.
Claro que nossa sugestão para esse livro é nosso vinho EXCLUSIVO, Geografico Borgo Alla Terra Chianti Riserva 2018. A combinação perfeita para esse sucesso escrito por Antinori.
- Cork Dork: Loucos por vinho (Bianca Bosker)
O que o vinho tem de tão especial? Jornalista profissional e bebedora ocasional, Bianca Bosker não sabia muito sobre vinhos até conhecer o mundo da elite dos sommeliers que dedicam a vida a buscar seu sabor. Fascinada pelo fervor e os poderes sensoriais aparentemente super-humanos desses especialistas, propôs-se a descobrir o que move essa obsessão e verificar se ela também podia se tornar “cork dork”. Tudo o que ela aprendeu vai mudar sua maneira de beber vinho – e, talvez, sua maneira de viver – para sempre.
Um livro descontraído pede um vinho descontraído. Apostamos que a combinação com Piccini 4 Volte 25 Rosso esse delicioso vinho italiano, com um lindíssimo rótulo, vai dar muito certo!
- A Deliciosa História da França (Stephanie Hénaut e Jeni Mitchell)
Para quem ama vinho e gastronomia, e esse país que tem tudo de melhor nesses quesitos: a França. A história da França está estreitamente ligada a aventuras gastronômicas. Por meio de uma investigação espirituosa dos fatos e lendas que envolvem alguns dos pratos e vinhos franceses mais populares, A Deliciosa História da França nos conta a intrigante, e muitas vezes surpreendente, história da França desde a era romana até os tempos modernos. Escrito por um especialista em queijos franceses e uma intelectual norte-americana, Ph.D. em estudos militares pelo King’s College London, na Inglaterra.
Vamos de Domaine du Bicheron Bourgogne Pinot Noir 2020, um vinho delicioso, leve, fresco e fácil de harmonizar, caso você decida comer alguma coisinha enquanto lê!
Agora é só pegar seu livro e sua taça de vinho e relaxar! Esperamos que você aprecie e a leitura. E o vinho, é claro! Saúde!
Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino