Dicas de vinhos e pratos que irão te deixar com água na boca!

Com um calorão desses, todos buscam vinhos leves e refrescantes para o verão.

E que tal substituir a cervejinha, caipirinha e afins, por uma deliciosa taça de vinho? Além de eu sugerir algumas opções incríveis de vinhos, irei propor algumas recomendações de pratos que poderão ser o casamento “perfeito” entre vinho e comida.

Como regra geral, é importante ressaltar que o nosso gosto foi construído no decorrer da nossa criação. Com o que nossos pais nos serviam, com os alimentos que nossas avós preparavam… e como diz o ditado: “gosto, cada um tem seu”!

Porém, algumas regras que irei compartilhar abaixo, poderão nos auxiliar em uma incrível experiência sensorial. Seguem:

Equilíbrio – significa que o peso do prato deve corresponder ao corpo do vinho. 

Harmonia – ocorre quando os componentes dos pratos interagem de forma harmônica com as características dos vinhos.

Realce – quando temos a agradável percepção de que o prato ficou melhor com o vinho, ou vice-versa.

Agora irei compartilhar algumas sugestões de harmonização entre pratos e vinhos de verão. Lembrando que essas recomendações foram tiradas de experiências próprias, e também de livros dos dois grandes professores que contribuíram muito para minha formação: Célio Alzer e Euclides Penedo Borges

Vamos lá?

Para um aperitivo, entradas e canapés o ideal são vinhos leves, secos, com uma certa intensidade e frescor.

Canapé de Camarão – será o companheiro ideal para o Espumante Casa Valduga Arte Tradicional Brut por ser um espumante claro, com uma cor amarelo palha com reflexos dourados; Complexo, com aromas frutas tropicais maduras, abacaxi, manga, frutas cítricas como maçã e lima; Corpo cheio, volumoso, com notas de frutas secas e um fino tostado de pão. 

Ceviche – um clássico da gastronomia peruana que deve ser preparado com pescado fresco, bem temperado e servido frio. Irá casar muito bem com Marlborough Sun Sauvignon Blanc 2020

Muita tipicidade da Sauvignon Blanc da Nova Zelândia. Frutado, leve e fresco. Aromas marcantes de maracujá, pêssego, kiwi, toranja, groselha e toques cítricos, além de grama cortada e toques mais verdes como aspargos. Na boca tem ótima acidez e frescor. Grande persistência.

Sashimi – Loma Negra Gran Reserva Chardonnay 2021

Aromas de frutas tropicais maduras, como maracujá e abacaxi, juntamente com notas de torradas e baunilha. No paladar, é um vinho equilibrado, com agradável acidez.

Respeitando o equilíbrio, irei propor agora algumas sugestões de vinhos de médio corpo, com pratos de média a alta complexidade.

Moqueca de Frutos do Mar – minha sugestão é um vinho rosé de corpo médio.

Sugiro o vinho Ávidos Apaixonado Rosé 2020. Uma linda coloração rosada, aromas de frutinhas silvestres, framboesa e cereja. Na boca é seco, com ótima acidez. Final de boca sedutor e apaixonado.

Lagosta ao Thermidor – recomendo um grande vinho branco alentejano: o Esporão Esporão Reserva Branco 2019.

Cor de palha com reflexos esverdeados. Aromas de notas de casca de pêssego, acompanhadas de noz moscada e pimenta branca. O paladar é elegante e cremoso, onde predomina o equilíbrio entre a fruta e as especiarias. Um final intenso e persistente.

Atum Grelhado – minha sugestão é um tinto delicado feito a base da uva Pinot Noir: o Villa Wolf Pinot Noir 2018.

Um Pinot alemão cheio de personalidade e elegância. Aromas frutados lembrando groselha e cassis, com paladar seco, acidez equilibrada e taninos redondos. 

Existem inúmeras possibilidades de harmonização com os pratos sugeridos! Para uma experiência completa te convido a visitar nossos site. 

Me chamo Wallace Neves, sou o melhor Sommelier do Brasil e essas foram minhas dicas de harmonização para deixar seu verão ainda mais prazeroso. 

Saúde e até a próxima! 

confira a seleção abaixo:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.