Se tem um parceiro querido do vinho, é o queijo. O queijo é tão complexo quanto o vinho e as possibilidades de combinação são inúmeras. São muitos tipos de queijos e mais ainda de vinhos. Então para simplificar escolhemos 5 combinações de queijo e vinho que vão ficar perfeitas! Agora você já pode surpreender seus amigos e família quando for recebê-los em casa. 

  • Queijo de cabra fresco

Pertence a categoria massa mole. É muito popular, feito de leite de cabra e com sabor e aromas bem característicos, ligeiramente acidificados. Para o queijo de cabra fresco, a melhor combinação são os vinhos brancos secos e frutados. A combinação com Sauvignon Blanc do Vale do Loire ou um Chardonnay da Borgonha são perfeitas. Também vai bem com um Gewurztraminer da Alsácia, Viognier, Torrontés. São muitas opções. Confira algumas:

Casa Valduga Terroir Gewürztraminer 2022

  • Camembert (também funciona com Brie) 

O Camembert pertence à categoria de massa mole com casca branca. É um queijo de textura cremosa e vai muito bem com uma taça de vinho branco, como um Chardonnay com passagem por barricas, ou um Chenin Blanc. Se você prefere vinho tinto, tenha em mente que a combinação de taninos e lactose pode causar uma forte sensação de amargura às papilas gustativas. Então opte por um vinho tinto jovem, leve, com taninos discretos, como um Gamay de Beaujolais ou um Pinot Noir. Também vai bem com Cinsault ou um Tempranillo jovem. Para uma combinação diferente, experimente com um espumante método tradicional, também fica delicioso. Veja nossas dicas:

Miguel Torres Chile Tenaz Cinsault 2019

  • Emmental (também funciona com Gruyère)

Esses queijos pertencem à família dos queijos de massas prensadas cozidas. Eles podem ser reconhecidos por sua paleta aromática frutada, que combina perfeitamente com vinhos brancos encorpados e amanteigados. Pinot Gris, Chardonnay. Se você prefere os tintos, escolha os tintos de boa acidez, como Pinot Noir, Sangiovese ou Merlot. Veja algumas opções:

Bodegas Carrau Juan Carrau Chardonnay de Reserva 2022

  • Grana padano (também funciona com Parmesão e Pecorino)

Para os queijos de massa dura, cozida e de lenta maturação como o Grana Padano, um vinho branco seco como Riesling ou Pinot Gris ou um tinto estruturado, com bom potencial de taninos como um vinho do Rhône, um Chianti, um Barbaresco, um Barolo, um Brunello. Syrah também vai bem. Confira:

Belcolle Barolo 2017

  • Roquefort (também  funciona com Gorgonzola)

Um grande clássico dos “queijos azuis” de caráter forte e um pouco de amargo. O ideal é fazer uma harmonização por contraste, “adoçar” o queijo com vinhos tintos doces como Banyuls, Porto ou colheitas tardias. O doce dos vinhos vai atenuar o caráter pungente do queijo e vai casar perfeitamente com a estrutura cremosa e o sabor ligeiramente salgado. Para variar um pouco você pode combiná-lo com um vinho branco seco e poderoso como um Chateauneuf-du-Pape branco. Brancos ou tintos doces vão muito bem. Não recomendamos vinhos tintos nesse caso pois o sabor do mofo do queijo com os taninos não vai bem.

Taylor’s Fine Tawny Port N.V.

Com essas dicas temos certeza que você vai aproveitar muito mais na próxima vez que desejar fazer um encontro de queijos e vinhos! Experimente e escolha sua combinação preferida!

Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino

Outras sugestões:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.