Sim! Posso garantir que com o ajuste correto poderemos ser felizes nesse casamento. Quando pensamos em chocolate, ou com sobremesa a base de chocolate logo vem em nossa mente vinhos fortificados como Porto e Banyuls. Isso porque a regra nos sugere que vinhos doces vão bem com sobremesas.
E chocolates com vinhos secos e tranquilos? Funciona?
Existem possibilidades surpreendentes. Certa vez, quando eu era sommelier de um grande hotel do Rio de Janeiro, convidamos o talentoso Bertrand Busquet, chef pâtissier da Callebaut no Brasil, para elaborar um menu a quatro mãos com o chef de um dos restaurantes. O ingrediente principal em todas as etapas do menu era o chocolate. Um dos pratos que servimos foi o desafiador e saboroso Carré de Cordeiro com crosta de cacau, molho de cognac ao chocolate Callebaut com risoto de abóbora. Dentre as dezenas de vinhos que degustei junto aos chefs para propor a harmonização, acabei escolhendo um vinho tinto do sul da Itália com boa estrutura, fruta, maciez e com passagem em barrica de carvalho. É mais que evidente que não será preciso ter um chef renomado para que possamos nos deliciar com esse casamento. Empresas como Cacau Show, Kopenhagen, Lindt e até as mais tradicionais e populares Nestlé e Garoto possuem em seus portfólios, bombons que podem ser ótimos parceiros com vinhos.
Vale ressaltar que os chocolates ao leite, por serem mais doces, recomendo vinhos tintos leves, frutados com baixo teor alcoólico, ou brancos amadeirados. E chocolates meio amargos e amargos irão casar maravilhosamente com tintos encorpados, com taninos presentes e generosos em álcool.
Deixarei aqui algumas sugestões de vinhos do nosso portfólio que irão ser ótimos companheiros do chocolate de sua preferência.
Estão preparados?
Robert Mondavi Private Selection Chardonnay Bourbon Barrel Aged 2020
1. Robert Mondavi Private Selection Chardonnay Bourbon Barrel Aged 2020
Tonalidade dourada. Aromas de abacaxi maduro, pêssego e coco queimado. Lotes selecionados são então envelhecidos em barris de Bourbon, entregando um toque de caramelo, baunilha e carvalho torrado. Na boca é rico e cremoso.
Casas del Bosque Pinot Noir Reserva 2020
2. Casas del Bosque Pinot Noir Reserva 2020
Vinho leve, aromático e equilibrado, com aromas de frutas vermelhas, como amora, cerejas e morangos, com sutis toques de canela e baunilha.
4. Santa Ema Gran Reserva Merlot 2020
Rubi intenso. Aromas de frutas vermelhas maduras, como cerejas e amoras, com notas florais além de toques de baunilha e chocolate. No paladar tem boa estrutura, é equilibrado e macio, com taninos sedosos.
5. Crios Malbec 2021
Amoras e mirtilos apimentados com ameixas, grafite e flores azuis. Um vinho de médio corpo e vermelho carnudo, mostrando fruta suculenta, taninos macios e prontíssimo para beber.
6. Astrale Nero d’Avola 2020
No nariz mostra aromas de frutas vermelhas e negras maduras, seguidas de notas terrosas, de alcaçuz e de especiarias doces.
Tormaresca Primitivo Salento Torcicoda 2017
7. Tormaresca Primitivo Salento Torcicoda 2017
Primitivo rico com frutas secas e notas de chocolate amargo.
Mottura Stilio Primitivo di Manduria 2021
8. Mottura Stilio Primitivo di Manduria 2021
Bouquet surpreendente de compota de frutas negras, cereja marasca e ameixa seca. Notas desenvolvidas de baunilha e especiaria. Segundo o grande crítico italiano Luca Maroni o Mottura Stilio Primitivo é “Um dos melhores tintos do ano.”
Ficou curioso em colocar em prática essa saborosa e pouco usual harmonização?
Além dessas opções que recomendei no blog, nosso portfólio está repleto de vinhos que irão deixar sua páscoa ainda mais especial.
Saúde!
Me chamo Wallace Neves, sou Sommelier, consultor, palestrante e professor da Associação Brasileira de Sommeliers.
Com alguns prêmios na carreira, conquistei os títulos de “Campeão Concurso Sommelier Novos Talentos (2011)”, “Sommelier do ano Rio Wine And Food Festival RJ (2016)” ,“Melhor Sommelier do Brasil em Vinhos do Alentejo (2017)”, tornando-se Embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil e Melhor Sommelier do Brasil 2022.