Final de semana chegando e Dia dos Namorados também e é hora de escolher um bom filme para assistir, de preferência com uma taça de vinho na mão para acompanhar. Preparamos algumas indicações de filmes que giram ao redor da temática vinho e o melhor de tudo: cada filme tem uma sugestão de vinho para acompanhar. Tem para todos os gostos: comédias, dramas, documentários. Confira!
Um ano em Champagne (A Year in Champagne – 2014)
Nesse documentário você vai acompanhar viticultores, empresários de sucesso, fanáticos e especialistas no processo complexo da produção de vinhos exclusivos da famosa região de Champanhe, na França. Você vai entender como os produtores dessa renomada região conseguiram ao longo de sua história deixar suas regras mais claras e rígidas, definindo o Champagne como o espumante mais famoso do mundo.
Nossa dica é harmonizar esse filme com Casas del Bosque Sauvignon Blanc 2021.
Sour Grapes (Sour Grapes – 2016)
Sour Grapes é um documentário fantástico que conta a história de Rudy Kurniawan, um jovem indonésio que deu o maior golpe na história do mercado de vinhos, vendendo milhões de dólares em garrafas falsificadas nas mais importantes casas de leilão dos EUA.
Que tal aproveitar para beber o delicioso Porta 6 tinto enquanto assiste esse filme incrível?
Um Bom Ano (A Good Year – 2006)
Essa comédia romântica percorre a vida de Max Skinner, personagem que foi criado por seu tio Henry, dono de um vinhedo na França. Crescendo com um enorme gosto pelo vinho e pela arte de viticultura, Max seguiu um caminho profissional diferente, tornando-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres. Mas quando seu tio morre e deixa ele como único herdeiro, ele se reencontra e se conecta com as vinhas que o viram crescer. Além do mais, o filme é muito interessante pois mostra uma abordagem mais técnica, muito bem integrada, sobre este universo do vinho.
Nossa sugestão para esse filme é Hieron Primitivo di Manduria. Conheça!
Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways – 2004)
Sideways – Entre Umas e Outras, é uma comédia dramática filmada nos Estados Unidos que conta a história de dois amigos que escolhem como despedida de solteiro de um deles partirem numa viagem para degustar vinhos. O filme explora a mensagem de que o vinho é uma cultura, muito mais que uma bebida. Além do mais, existe um claro foco para as atribuladas vidas das personagens principais que, no decorrer deste passeio, acabam por conhecer duas mulheres. Vencedor de um Oscar e de um Globo de Ouro para Melhor Filme, Sideways é daqueles filmes para ver e rever.
Nossa indicação é uma bela taça do Perez Cruz Cabernet Grenache 2021.
O Julgamento de Paris (Bottle Shock – 2008)
Esse é o clássico do clássico quando falamos de filmes relacionados ao mundo do vinho. “O Julgamento de Paris” é uma comédia que retrata a mudança de perspectivas acerca do mundo vinícola em meados dos anos 70. O filme acaba com o mito de que um bom vinho tem que ser francês. Focado numa degustação às cegas que põe frente a frente os vinhos franceses e os californianos de Napa Valley, este filme também explora questões mais específicas sobre a produção de vinhos, quebrando muitos mitos sobre o universo. Se você ama vinhos precisa ver esse filme!
Harmonize com Viña Tinajas Viejo Feo Pinot Noir 2020!
Notas de Rebeldia (Uncorked – 2020)
Uma das mais recentes produções sobre a temática, é um drama que foca o enredo em Elijah, um jovem que vive num impasse entre os seus sonhos e os do seu pai. Na realidade, o grande objetivo desta personagem é tornar-se um Master Sommelier, algo contrariado pelo pai que deseja ver Elijah a tomar conta da churrasqueira da família.
Revelando que mais que uma profissão, ser-se sommelier é reflexo de um elevado nível de exigência, de precisão e de estudo, aqui pode comprovar a profunda paixão que a personagem principal tem com os vinhos. Um filme recheado de dúvidas, mas também de muitos sonhos e amor, é verdadeiramente emocionante!
Aproveite o Chañarmuyo Estate Malbec 2020 enquanto assiste a esse filme!
Esperamos que essa lista ajude você a escolher seu próximo filme! Afinal, existe combinação mais perfeita que filme e vinho?
Por Maria Paula Almeida – sommelière Onivino