Me chamo Wallace Neves, sou Sommelier com 15 anos de experiência. E a convite da Onivino irei compartilhar com vocês algumas dicas muito importantes que irão te ajudar na hora de escolher um vinho.

Sempre afirmo que os sul-americanos em geral tem um paladar doce. E é comum iniciarmos nossas experiências no mundo dos vinhos pelos famosos vinhos suaves. Aqueles vinhos de garrafão de 5L encontram-se facilmente nos supermercados do nosso bairro. Confesso que os vinhos que eu bebia em minha juventude eram esses vinhos. Em festas para a turma do bairro, até batíamos vinho suave com leite condensado e gelo para brindar com os amigos. Conseguem imaginar o vinho suave, que já era doce, junto com leite condensado? 

Pois bem, logo que iniciei meus estudos sobre vinhos nas salas da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro, nos foi servido um vinho branco, seco feito com a uva Chardonnay. Acabei estranhando no primeiro momento. Mas, com o passar do tempo, meu paladar foi se acostumando com os vinhos finos secos. Ou seja, aqueles elaborados com uvas de espécie europeia. 

Para você que está migrando do vinho suave doce para os vinhos finos secos minha dica é:

Comece com vinhos leves, frutados e que no contra rótulo esteja a informação meio seco ou demi-sec, que é a mesma coisa. 

Outra dica é buscar por espumantes, vinhos brancos e rosés. Geralmente são vinhos para serem apreciados com temperaturas mais frescas em dias quentes e ensolarados. 

Se você quer iniciar com vinhos tintos te recomendo a buscar vinhos leves, sem madeira com taninos baixos como os vinhos das uvas Pinot Noir, Dolcetto, Gamay ou vinhos espanhóis da região de Valência a base de Garnacha.  

Gravamos esse vídeo com mais dicas para você ter ainda mais confiança na hora de escolher seu vinho. Assista e compartilhe com seus amigos. 

Saúde!

Você pode gostar:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.