Olá, me chamo Wallace Neves e sou Sommelier profissional com 14 anos de experiência. 

Como Sommelier, trabalhei em alguns dos principais restaurantes e hotéis do Rio de Janeiro, e fiz estágios em restaurantes da América do Sul e Europa, tendo trabalhado junto a chefs renomados e alguns com estrelas Michelin. Atualmente vivo em Uberlândia, onde sou empreendedor no ramo de vinhos, faço palestras, presto consultorias e atuo na representação de uma grande importadora. 

 Em minha carreira recebi alguns prêmios, como:

Sommelier Novos Talentos em 2011, Sommelier do Ano pela Rio Wine and Food Festival 2016, Melhor Sommelier do Brasil em Vinhos do Alentejo 2017, e nesse ano de 2022 me consagrei o Melhor Sommelier do Brasil em uma competição promovida pela a Associação Brasileira de Sommeliers em conjunto com a seccional da ABS RS, onde irei representar o Brasil no concurso Panamericano do México em 2024. 

A convite da Onivino estarei compartilhando com vocês meus 5 rótulos prediletos, e que não podem faltar em minha adega, ou nas empresas que faço consultorias.  

Vamos a minha predileção:

Um belíssimo espumante feito pelo método tradicional na IP de Pinto Bandeira com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. 

Terá uma coloração palha de média intensidade, límpido e brilhante com perlage finas e abundantes. No nariz um toque cítrico, intenso com notas de pão torrado e levedos. De paladar fresco, acidez viva e longa persistência. Devido as suas características frutadas e complexas, se torna um grande companheiro para uma enorme variedade de pratos. Sendo assim, será minha aposta para agradar os amigos e familiares nas festas de final de ano.

Dentre tantas opções de vinhos brancos com qualidades excepcionais, minha dica é um chardonnay da região de Chablis. 

Um chardonnay jovem que não tem nada de petit. 

Possui uma cor Palha com reflexos verdeais, límpido e transparente com aromas minerais, Cítricos e notas de maçã verde. Na paladar é seco com acidez viva, uma explosão de frutas cítricas e tropicais com sabor intenso e persistente.

Um vinho robusto, de cor rubi quase violeta e opaco. Aromas de frutas silvestres lembrando amora preta, groselha, mirtilo, alcaçuz e notas de caramelo e paladar meio seco, de média acidez tanines firmes e redondos que vai bem em qualquer situação. Recomendo uma aeração antes de aprecia-lo.

Um vinho proveniente do norte do Rhône, vizinho do famoso Hermitage.

100% Syrah de cor rubi, aromas de frutas negras maduras, pimenta, chocolate e garrigue. Sabor intenso, taninos macios e acidez sápida. Qualidade muito boa e está pronto para ser consumido. Ideal para acompanhar carnes nobres como javali, faisão, confit de pato. 

Minha ultima escolha é um vinho tinto, maduro com 12 anos de idade.

Devido a sua idade, já apresenta notas de evolução. Possui uma coloração rubi atijolado, notas de alcaçuz, côco queimado, tabaco e aromas terrosos. De paladar seco, acidez equilibrada, taninos redondos, porém presentes. É um vinho bastante fino. Geralmente, os vinhos Gran Reserva da Rioja, não precisam ser envelhecidos em nossa adega. Pois, já amadurecem bastante tempo na vinícola antes de serem comercializados. No caso do Marques de Tomares, ele está incrível para ser bebido agora, ou pode ser guardado por um pouco mais de tempo. 

Na dúvida, não espere! Faça como eu, convide os amigos e desfrute.

Santé!!!

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.