7 dicas de vinhos para a ceia de natal

Natal é época de alegria, momento de comemorar com família e amigos. E para tornar sua noite ainda mais perfeita, que tal uma bela garrafa de vinho para acompanhar? O vinho é um complemento delicioso para qualquer refeição e abrir um vinho é uma ótima maneira de criar memórias ainda mais felizes no seu final de ano.

Às vezes surge aquela dúvida: branco ou tinto para minha ceia? Bom primeiro precisamos saber o que está no menu. mas não se preocupe que nesse artigo daremos ótimas sugestões para você não errar na harmonização. Uma regra que sempre funciona é combinar pratos leves com vinhos leves e pratos de mais peso com vinho de mais corpo. Assim o vinho e a comida se complementam e não se sobressaem um ao outro. O vinho certo pode ajudar seu prato a se destacar! 

 Comece com um espumante!

Não há melhor que algumas bolhas para começar sua noite de festas! Abra algumas garrafas e faça muitos brindes! O espumante também é super versátil e vai bem com entradinhas e canapés!

Torre Oria Cava Brut é leve e refrescante! Um espanhol com perlage fina e elegante! Perfeito para você começar a sua noite!

Tenha uma opção de branco leve

Vinhos brancos leves vão super bem com entradinhas, saladas, bolinho de bacalhau e com pratos leves. Se na sua ceia tiver peixes e frutos do mar, aposte no branco leve! Também podem ser uma boa opção para carnes de porco menos suculentas.

Plaimont Du Neuf en Gascogne Côtes de Gascogne 2022 nasceu nas paisagens encantadoras do sudoeste da França, e apresenta no paladar aromas de frutas frescas, com toques cítricos de maçã verde e toranja e notas de frutas tropicais como abacaxi.

7 vinhos imperdiveis para a sua ceia de natal

Experimente um branco de peso

Um branco mais complexo e mais encorpado pode ficar delicioso com alguns pratos da Ceia. Preparações cremosas de bacalhau ficam perfeitas com esse estilo de vinho, como bacalhau em natas e brandade de bacalhau. O famoso Peru de Natal e, também o Chester, são ótimos pares para um branco mais elegante. Preparações em suflê também ficam ótimas. 

Saven Lua Cheia Branco é um excelente branco do Douro, muito fino e elegante e com toda a estrutura e complexidade que só os brancos do Douro têm. É um vinho muito gastronômico.

Um delicioso rosé francês pode te surpreender!

Vinhos rosés costumam ser bastante versáteis e podem ir muito bem durante toda a ceia. Os rosés podem ser servidos com saladinhas, canapés, salpicão e ficam deliciosos com carnes de porco mais secas e com o famoso Chester. Também vai bem com o Tender. Peixes mais gordurosos como o salmão e frutos do mar também combinam muito bem com vinhos rosés. 

Domaine Tropez Sand Rosé tem um perfil leve, frutado e refrescante. Muito versátil! Produzido no sul da França com um blend de três uvas emblemáticas: Grenache, Cinsault e Syrah. 

 Escolha um tinto leve! É um coringa na harmonização!

Um tinto leve não pode faltar na sua Ceia. Além do tinto ser a preferência de quase todo brasileiro, o tinto leve é um coringa na harmonização, pois com ele é possível combinar uma grande variedade de pratos. Carnes de porco como pernil, lombo e tender podem ir muito bem com um Cinsault, por exemplo. Além disso, como os tintos leves também tem boa acidez, também são uma ótima combinação para o Peru de Natal. 

Luis Felipe Edwards Cinso Cinsault 2021 é fresco e elegante, frutado e equilibrado. Uma grande expressão da uva no terroir de Casablanca, no Chile.

Não esqueça de ter um tinto mais estruturado

O tinto de médio corpo ou encorpado, com mais estrutura e mais potência de taninos, vai ficar perfeito com pratos de carnes vermelhas e carnes de caça, como pato, cordeiro… Então se essa é sua opção para a Ceia, aposte em um vinho tinto com mais estrutura.

Santa Ema Gran Reserva Merlot é um vinho redondo que agrada a todos os paladares. Aromas de frutas vermelhas maduras além de deliciosos toques de baunilha e chocolate, da passagem por barricas francesas, muito bem integrada.

E para finalizar… 

Que tal Late Harvest Viognier – Sauvignon Blanc 2018? Um vinho de sobremesa que pode ser uma ótima finalização para a sua ceia. Delicado e equilibrado, vai combinar com seu panettone e muitas outras sobremesas. 

Gostou dessas dicas? Então garanta já os vinhos para sua Ceia de Natal e torne sua noite ainda mais especial!  Saúde e boas festas!

Por Maria Paula Almeida – Sommelière

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.