os tipos de espumante de acordo com a doçura pro ano novo

Os níveis de doçura do vinho espumante variam de seco e “crocante” a muito doce e aromático. Existem diferentes níveis de doçura, e nem sempre é fácil saber qual é o nível certo para sua comida e preferências. Qual é a diferença entre brut, extra dry e demi-sec?

Os produtores de vinho usam diferentes palavras para descrever o quão doce é o vinho espumante e, dependendo do tipo ou região do vinho espumante, o mesmo nível de doçura pode ter nomes diferentes. Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre os níveis de doçura do vinho espumante e como a intensidade da doçura afeta os sabores da comida com a qual você consome o vinho.

Um pouco da história do espumante…

Quando os Champagnes foram inventados eram muito adocicados, alguns tinham mais de 200 gramas de açúcar por litro. Por volta do século XIX, o paladar começou a mudar e o Champagne começou a ser menos doce. Madame Pommery foi a responsável por produzir os primeiros espumantes secos. Daí surgiram os Brut. Nessa época tinham mais de 20g de açúcar, foi caindo gradativamente, hoje não podem ter mais de 15g. Com a criação do Brut, também nasceram as outras categorias. Cada categoria tem uma quantidade de açúcar. Do mais seco para o mais doce: Nature, Extra-Brut, Brut, Extra-Dry, Sec, Demi-sec e Doux. 

O espumante nature é o espumante mais seco. O nome nature, indica que o espumante está “ao natural”, sem adição de licor de expedição. Por isso, é muito importante que as uvas e o vinho base sejam especialmente de qualidade, pois são muito realçados. O extra-brut também é considerado um espumante bastante seco. Tem o sabor complexo e a boa acidez. Os Brut são os mais comuns nas prateleiras e os mais recomendados para harmonização, pois não são nem muito doces nem muito secos. Eles têm o equilíbrio perfeito. 

Se o vinho diz Brut Nature ou Natur Herb no rótulo, significa que tem apenas de 0 a 3 gramas de açúcar por litro. Brut Nature é um vinho extremamente seco e ácido. É bastante raro ver esse nível de doçura em uma lista de vinhos espumantes. Na dúvida, vá de Brut.

Extra-dry, Sec ou Demi-Sec já são vinhos com doçura perceptível e mais indicados para quem está começando a beber e prefere uma bebida mais adocicada. O Doce (ou doux) é o mais doce de todos, com grande concentração de açúcar e pode ser ideal para acompanhar bem sobremesas em geral, tortas doces, frutas e fondues de chocolate, e também com lanches gordurosos (batatas fritas!) e alimentos que exigem um vinho com alta acidez.

os tipos de espumante de acordo com a doçura pro ano novo

No Brasil e em outros países temos algumas diferenças sutis na quantidade de açúcar. Mas para que você visualize um pouco melhor, veja a tabela segundo a Legislação brasileira.

Nature: até três gramas de açúcar por litro;
Extra-Brut: de 3,1 a 8 gramas de açúcar por litro;
Brut: de 8,1 a 15 gramas de açúcar por litro;
Seco ou Sec: de 15,1 a 20 gramas de açúcar por litro;
Demi-Sec ou Meio-Doce/Seco: de 20,1 a 60 gramas de açúcar por litro;
Doce: de 60,1 a 80 gramas de açúcar por litro.

Champagne dá dor de cabeça?

Aqui estão as principais razões pelas quais o Champagne Brut tem a reputação de causar dores de cabeça:

Você não sente sede: Beba mais água! A carbonatação faz com que você esqueça que está com sede. Tente beber pelo menos um copo de água a cada taça de vinho.
Você bebe mais: É fácil beber uma garrafa inteira de Champagne devido ao seu estilo fácil de beber. Enquanto uma garrafa de vinho tinto escuro e encorpado é um processo um pouco mais lento e árduo.
Você bebe no calor: O vinho espumante geralmente está associado ao calor e a festas, como festas de Ano Novo, baladas e outras atividades que fazem você suar e desidratar mais rápido.

Agora que você tem o nosso Gráfico de Doçura do Champagne no seu bolso traseiro! Independentemente do seu gosto por doçura, o espumante tem uma opção para agradar ao seu paladar.

Não tem mistério, para descobrir seu tipo de espumante preferido o ideal é experimentar. Prove e tire um tempo para analisar. O que você achou da acidez? O que você achou do açúcar? Você beberia mais uma taça? Assim, você vai descobrindo seu gosto.

Gostou dessas dicas? Então aproveita para conhecer os variados estilos e garantir seus espumantes para as festas de final de ano.

Maria Paula Almeida – sommelière

Nossas dicas:

 

Produto em promoção
Casa Valduga Premivm Brut Espumante
3.9 / 90 pts

GANHE 10% OFF

Se inscreva para receber nossa newsletter diária e ganhe 10% off na primeira compra!

*clicando em enviar você concorda em receber nossos envios de email marketing.